Escoteiros

O Escotismo

Fundado por Robert Baden-Powell, em 1907, é um movimento educacional de jovens, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, que valoriza a participação de todas as origens sociais, etnias e crenças.

FAIXAS ETÁRIAS DE PARTICIPAÇÃO

Ramo Lobinho – 6,5 anos aos 10,5 anos
Ramo Escoteiro – 11 anos aos 14,5 anos
Ramo Sênior – 15 anos aos 17,5 anos
Ramo Pioneiro – 18 anos aos 20,5 anos
Escotistas e Dirigentes – após os 21 anos

FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Propósito:
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam o próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.


Missão
:
Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do Método Escoteiro, para a vivência da cidadania e construção de um mundo melhor.

Princípios
:
Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
1.    Dever para com Deus – adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
2.     Dever para com o Próximo – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercidas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
3.    Dever para consigo mesmo – responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento;

Método Escoteiro
O Método Escoteiro é um conjunto de pontos que orientam sobre a forma como devem ser realizadas as atividades com os jovens. São eles:
a)      Aceitação da Promessa e Lei Escoteira – trata-se do sistema de valores do Movimento Escoteiro, orientado por princípios espirituais, sociais e pessoais, comum a todos os escoteiros no mundo. Estes valores se expressam na Lei Escoteira, instrumento educativo que sob a forma de um código de conduta se propõe aos jovens para orientar seus caminhos pela vida. A Promessa é um compromisso de fazer o seu melhor possível para viver de acordo com a Lei Escoteira, que cada jovem assume perante seus colegas, quando ele ou ela decide integrar-se ao Movimento. Ao assumir a Promessa Escoteira, o jovem toma uma decisão consciente e voluntária de aceitar a Lei Escoteira e assumir a responsabilidade desta decisão;
b)      Aprender fazendo – o Escotismo utiliza a educação pela ação, valorizando a aprendizagem pela prática e, principalmente, propondo que os jovens façam coisas. Ele incentiva o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa. Este processo contribui para o desenvolvimento da observação, indução e dedução.
c)      Vida em equipe – trabalhando com pequenos grupos de jovens, com liderança eleita por eles, que assumem tarefas e desafios, o Escotismo contribui para a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades; a disciplina assumida voluntariamente e a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d)     Atividades progressivas, atraentes e variadas – este é o principal segredo da proposta de Baden-Powell: oferecer aos jovens aquilo que eles gostam de fazer. A força motriz do Escotismo é o entusiasmo dos jovens, que se interessam por aquilo que é proposto. Por isso, o Escotismo oferece jogos, habilidades e técnicas úteis, vida ao ar livre e contato com a natureza, interação com a comunidade e um ambiente de identificação e fraternidade.
e)      Desenvolvimento pessoal com orientação individual – aqui destacamos o papel estimulante do adulto e seu trabalho com um número limitado de jovens, divididos por faixas etárias, confiando em suas potencialidades e considerando a realidade e o ponto de vista de cada um.

O Grupo Escoteiro Dom Bosco

Tudo começou quando Pe. Décio Antonio Bona,  fundador do Grupo Escoteiro,  após visitar o JamPan (Jamboree Pan-americano) no Parque Osório, em 1986, veio com motivação para fundar um Grupo Escoteiro nas dependências do Colégio Dom Bosco, do qual ele era o Diretor. Ajudado por pais de alunos, entrou em contato com o Escritório Regional que forneceu todo apoio e estrutura.
Assim, em maio de 1986, a licença provisório foi emitida, e o Grupo pode dar início às suas atividades, contando com as seções dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior. A Chefia era composta por Décio, João Alberto, Beatriz, Irina, Angélica, Geraldo, Antonio, Gilmar e Beto. A Comissão Executiva era presidida por José Eli de Souza e Comissão de pais por Claudio e Graça Fuhrmann.  Em 16 de agosto de 1986, com a autorização definitiva, foi realizado o primeiro acampamento do Grupo, no Lar de Menores de Viamão, com a promessa escoteira dos primeiros jovens. Em 1988 surgiu-se a demanda para o Grupo trabalhar com uma Tropa Escoteira Feminina e Clã de Pioneiros, completando, assim, todas as Seções.

DOM BOSCO HOJE
Situado nas imediações do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre, o Grupo Escoteiro Dom Bosco conta hoje com mais de 80 membros registrados. As 04 Seções de Ramos atendem todas as faixas etárias de todos os Ramos que o Movimento Escoteiro proporciona. As atividades sempre ocorrem aos sábados, das 14hs até às 17h30min. A equipe de adultos é focada em manter-se sempre atualizada nos conceitos de Programa de Jovens, SIGUE, Formação de Adultos e afins – garantindo ao Dom Bosco a certificação no Grupo Escoteiro Padrão Ouro por já duas vezes. As atividades intercalam momentos de capacitação e atividades internas na Sede do Grupo ou em práticas externas, onde há oportunidade dos jovens vivenciarem seus conhecimentos adquiridos, vivendo aventuras e desafios dentro do escopo proposto pelo Método Escoteiro.

VENHA PARTICIPAR DESTA AVENTURA!
Se você tem  entre  6 anos e meio e 21 anos, venha participar do Movimento Escoteiro, no Grupo Escoteiro Dom Bosco!

Contatos:
escoteiros@colegiodombosco.net
Chefe Carlos – (51) 9984-0972
Chefe Willy – (51) 9976-2673
Chefe William – (51) 8434-2579

Links:
Grupo escoteiro Dom Bosco – http://escoteirosdombosco.org/
Escoteiros do Brasil – http://www.escoteiros.org.br/
Organização Mundial do Movimento Escoteiro – http://scout.org/

Download das fotos

Se você deseja fazer download de alguma foto, clique aqui >>

Vídeo Institucional

Colégio Dom Bosco - Vídeo Institucional 2012/2013
D S T Q Q S S
01 02 03 04 05 06
07 08 09 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30