Educação Infantil

Os alunos da Educação Infantil desfrutam de um ambiente pedagógico pensado especialmente para a faixa etária de 2 a 5 anos. As salas de aula são coloridas e equipadas com brinquedos e jogos pedagógicos adequados para cada nível. A estrutura conta ainda com pátio verde e praça ao ar livre, oportunizando contato direto com a natureza. Um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças desfrutam de tardes rodeadas de alegria, animação e afeto, crescendo em um mundo de descobertas e novos aprendizados.

A Educação Infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança em seus anos iniciais, auxiliando-a  no despertar de suas capacidades cognitivas, físicas, emocionais, éticas e estéticas. As atividades realizadas, dentro e fora da sala de aula, oportunizam a inserção social do aluno, através de uma metodologia de trabalho que associa prazer e ludicidade à construção do conhecimento.

O local é ideal para que as crianças possam experimentar o mundo,  internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas que os cercam, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

Metodologia de Trabalho
O trabalho pedagógico da Educação Infantil está fundamentado em uma proposta sociointeracionista de educação, que busca a formação integral do indivíduo no que se refere à identidade, cooperação, cidadania, solidariedade e justiça.

A organização curricular segue o material da Rede Salesiana de Escolas - RSE, valorizando as aprendizagens individuais de cada criança, o conhecimento que já possuem sobre o mundo e, acima de tudo, a importância da intensa atividade de aprender. A metodologia de trabalho é complementada pelos Projetos de Estudo. Os momentos vivenciados durante a elaboração dos projetos são significativos, uma vez que permitem a construção do conhecimento do grupo através da partilha de informações, seja entre colegas, professores e pais participantes, que contribuem com palestras, pesquisas, materiais e experiências pessoais, enriquecendo ainda mais o trabalho coletivo.

Sistema de Avaliação
O processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil é registrado em planilhas mensais a partir da observação sistemática da professora, das atividades realizadas e dos conhecimentos evidenciados pelo aluno em diversos momentos da rotina escolar.

Dentro da grade curricular, os alunos contam com aulas especializadas de Educação Física, Informática, Música e Língua Inglesa.

Mensalmente as famílias recebem os trabalhos realizados em sala de aula, para que as atividades sejam compartilhadas entre pais e filhos. Há cada semestre é emitido um parecer descritivo relatando o processo educativo do aluno durante o período, acompanhado dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. O parecer descritivo é entregue acompanhado do portfólio digital do aluno (coletânea de atividades realizadas no semestre).

Download das fotos

Se você deseja fazer download de alguma foto, clique aqui >>

Vídeo Institucional

Colégio Dom Bosco - Vídeo Institucional 2012/2013