Ensino Fundamental I

O ingresso da criança de 6 anos no Ensino Fundamental merece um olhar especial, na sequência do processo de desenvolvimento e aprendizagem, respeitando suas características etárias, sociais e psicológicas.

Para o início no 1º ano, o Colégio segue as orientações do Conselho Estadual de Educação: a data corte indicada é que o aluno tenha completado  seis anos até 31 de março do ano em que frequentará o 1º ano.

Casos que não enquadrarem-se nesta orientação, deverão ser analisado pela Supervisão e Orientação Educacional, com agendamento de entrevista para avaliação.

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo geral a formação integral da criança, alicerçada em princípios educativos, éticos e cristãos, na potencialização de suas habilidades e na capacitação para a aprendizagem da leitura e da escrita, dos cálculos, das artes e das ciências e tecnologias, favorecendo futuras aprendizagens e sua inserção harmoniosa no entorno social.

Metodologia de Trabalho
A organização curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental dá-se através dos planos de estudos, fundamentados no material da Rede Salesiana de Escolas - RSE.

O ensino e os materiais da proposta pedagógica são pensados para que a integração de conhecimentos se efetive. Desta maneira, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia de trabalho, que é complementada pelos Projetos de Estudos.

O projeto visa despertar no aluno a curiosidade frente a assuntos diversos, potencializando sua capacidade de pesquisa e investigação. Os projetos podem ser fixos, de acordo com as datas e comemorações significativas da comunidade escolar, ou móveis, buscando atender aos interesses e necessidades do grupo, frente a uma temática em estudo.

Sistema de Avaliação

1º ANO: Parecer Descritivo Semestral
Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores.

2º ANO: Parecer Descritivo

Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores.
Resultados expressos através do parecer descritivo semestral relatando o processo educativo do aluno. Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores. São atribuídas menções, resultantes das atividades realizadas durante o período em que o aluno está sendo avaliado, seguindo os critérios:

· DA - demonstra aprendizagem;
· NR - necessita rever/reforçar o conhecimento;
· AD - apresenta defasagens.

Resultados expressos através do parecer descritivo e tabela de conhecimentos com as respectivas menções.

Aulas Especializadas: Música, Educação Física, Inglês e Informática

3º AO 5º ANO
Para os alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, os resultados das avaliações são expressos através de notas de 0 (zero) a 10 (dez), aceitando-se apenas um dígito após a vírgula (de zero a nove).

O ano letivo está organizado por trimestres, da seguinte forma:

• 1º trimestre: peso 1
• 2º trimestre: peso 2
• 3º trimestre: peso 2

A média anual para aprovação no ano/série deve ser igual ou superior a 6,0 (seis), calculada através da seguinte fórmula:

Nota do 1º tri + (2 x Nota do 2º tri)+ (2 x Nota do 3º tri) ≥ 6,0
                                        5

A avaliação das aprendizagens é feita pela observação constante do aluno e realização de testes, provas, exercícios, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, tarefas, atividades de classe, extraclasse, domiciliares e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de aplicação possível.

A composição da pontuação dos componentes curriculares em cada trimestre será feita da seguinte forma:

40% - Atividades (tarefas de aula, projetos, temas, exercícios, leituras de livros, trabalhos individuais ou em grupo, realizados no decorrer do trimestre)

60% - Provas (conforme a carga horária do componente curricular – no mínimo duas para os componentes com três ou quatro períodos).

Vídeo Institucional

Colégio Dom Bosco - Vídeo Institucional 2012/2013