Histórico

De 1952 a 1962, o Colégio Dom Bosco de Porto Alegre atuou apenas com o Curso Primário, do 1º ao 5º ano. A faixa etária dos que procuravam a escola era bastante variada, com turmas distribuídas entre "adiantados" e "atrasados". É nesta fase que proliferaram as oficinas de tipografia, marcenaria, carpintaria, sapataria, mecânica, eletromecânica, fábrica de brinquedos, retificação de motores, entre outras.

A partir de 1963, com a instalação do Ginásio Industrial, o Colégio Dom Bosco começou a olhar mais para o jovem.

Em 1970, novas ideias na área do Ensino levaram o Colégio Dom Bosco a implantar o Ginásio Orientado para o Trabalho. Até então, a imagem das escolas profissionais ainda perdurava como uma espécie de menina dos olhos de Dom Bosco e sonho constante do P. Mássimi.

O ano de 1971 é um novo marco na vida do Colégio. O vento que soprava com novas ideias, e que já tinha virado a página do internato, trazia agora para o Dom Bosco a complementação psicológica no relacionamento da juventude: o sorriso, a graça e a presença das meninas. E foi assim que, em março de 1971, após os exames de Admissão, os pátios e as salas de aulas passaram a contar com a presença feminina, fazendo do Dom Bosco um colégio misto. Era a atualização do "espírito de família" tão apregoado por Dom Bosco.

Em 1972, com a Reforma do Ensino pela Lei 5692/71, o Colégio passou a adaptar-se às novas normas da legislação, implantando o regime seriado direto (sem exame de Admissão) da 1ª à 8ª série. Neste ano, a Casa do Pequeno Operário (CPO) continuou como mantenedora, passando a chamar-se "Colégio Dom Bosco".

Em 1975, com 23 anos de atividade, o Colégio Dom Bosco, que tinha começado de uma maneira tímida, abriu as suas portas para os alunos do 2º Grau (hoje, Ensino Médio) com dupla terminalidade: Técnico em Contabilidade e Técnico em Secretariado. Era um estender as mãos na direção, não apenas das crianças, mas também para os jovens, encaminhando-os para o mundo do trabalho. A partir de então, dando cumprimento à Portaria 19614/75, a Instituição passou a denominar-se para efeitos legais e de documentação "Escola de 1º e 2º Graus Dom Bosco".

Em 1980, dentro da visão de profissionalização, inserindo cada vez mais o jovem no contexto mercadológico do mundo do trabalho, implantou-se no Dom Bosco a habilitação de Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas.

Em 1983
, em sede própria e bem equipada em relação a instalações e recursos humanos, o Dom Bosco inaugurou a Pré-Escola.

O ano de 1986
pode ser considerado um momento muito importante na caminhada pedagógica do Colégio e de sua presença histórica no campo da Educação. Neste ano, embora desativando o curso de Secretariado, por estar com um mercado já saturado, o Dom Bosco abriu o curso de Magistério, que além de formar futuros profissionais da Educação, era uma excelente oportunidade para difundir a pedagogia salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. O curso foi oferecido até 1995.

Em 1995 iniciou o curso básico (atual Ensino Médio) com uma formação geral.

A partir de 2005, o Colégio começou a fazer parte da Rede Salesiana de Escolas com um novo projeto pedagógico adequado às novas tendências educacionais brasileiras.

Em 2010, começou a ser oferecido o curso Técnico em Impressão Gráfica, em nível de ensino médio, devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. O curso, totalmente gratuito, destina-se a jovens que estejam cursando o 2°, 3° ano do ensino médio ou já tê-lo concluído e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Em 2012, o Colégio Dom Bosco comemora os seus 60 anos de existência.

Vídeo Institucional

Colégio Dom Bosco - Vídeo Institucional 2012/2013