Associações

APM DOM BOSCO

APMA Associação de Pais e Mestres (APM) deseja realizar atividades que integrem a comunidade escolar e torne possível a aproximação de pais e responsáveis, com seus filhos.

Através de atividades, palestras, comemorações, bazares, feira do livro, a APM se integra à escola, fazendo uma parceria com a direção e professores, para buscar uma qualidade melhor na vida escolar dos filhos.

Participe, mande recados, ideias e venha conversar conosco. Precisamos de seu apoio e de sua colaboração para o crescimento de alunos que farão o nosso futuro.

 

ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA

logo_ajsO QUE É AJS?
A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma rede de apoio mútuo e articulação entre os variados grupos de jovens, que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana e querem vivê-la. É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da Família Salesiana e juventude.

CARACTERÍSTICAS DA AJS
É uma proposta de articulação de grupos autônomos, que têm organização, metodologia e objetivos próprios. Está em sintonia com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e insere-se nas iniciativas da Pastoral da Juventude Local. Tem como inspiração sustentadora os valores e crenças da espiritualidade juvenil salesiana. Possui uma estrutura de organização que busca combinar a animação orgânica com a autonomia de cada grupo. Os níveis da estrutura organizativa podem variar segundo necessidades e peculiaridades locais e/ou regionais.

O QUE SE QUER COM A AJS?

Espera-se proporcionar aos grupos e jovens que integram a AJS:
• experiência dos valores da espiritualidade salesiana, conhecimento de Dom Bosco e de Maria Mazzarello, vivência das crenças e valores salesianos;
• um processo de crescimento humano e de formação da fé cristã com caráter educativo e missionário;
• um itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo;
• vivência das relações interpessoais e intergrupais, valorizando a diversidade e a identidade de cada um;
• desenvolvimento de um processo organizativo pautado na participação e envolvimento dos jovens, leigos adultos e toda a Família Salesiana;
• desenvolvimento de sua potencialidades pessoais, suas convicções e valores;
• oportunidade de inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, engajando-se em ações sociais, religiosas e de cidadania, dedicando parte de seu tempo à vivência de um ideal, em favor do bem comum.

Aos SDB, FMA e demais membros da Família Salesiana
• ampliação da ação conjunta de toda a Família Salesiana a serviço dos jovens e das classes populares;
• crescimento na convicção de que é junto com os jovens que devemos estar para sermos fiéis a Dom Bosco e a Maria Mazzarello, em sua intuição carismática, em seu empenho apostólico e em sua criatividade educativa.QUEM PODE PARTICIPAR DA AJS
A condição básica para um grupo pertencer à AJS é identificar-se com a espiritualidade juvenil salesiana. O grupo, então, não precisa pertencer a uma casa salesiana, mas precisa ter vivos estes cincos critérios:
• eu nasci para ser feliz: amo a vida, valorizo-a e cuido dela;
• eu tenho um amigo: Jesus Cristo, filho de Maria. Ela é a minha referência;
• eu tenho uma família: a Igreja, comunidade que partilha a fé, esperança e amor;
• eu tenho um tesouro: a Eucaristia e a Reconciliação, sinais visíveis do amor de Deus por nós;
• eu tenho um futuro: eu vim para SERVIR, “porque o Senhor nos colocou no mundo para os outros” (Dom Bosco).

CLUBE DE MÃES

IMG_1651Há 46 anos, um grupo de aproximadamente 50 senhoras se reúne uma vez por semana, com o objetivo de se integrar, divertir-se e aprender, desenvolvendo trabalhos manuais que são revertidos em ajuda a instituições carentes. A presidente é a senhora Lucy Lore Schilling.

O Clube de Mães do Dom Bosco é composto, em sua maioria, por avós dos alunos do colégio, que em seus encontros reforçam o sentimento de família da comunidade salesiana. Elas realizam cursos de artesanato, chás e bazaresbeneficentes, viagens e jantares especiais, como o Jantar das Dondocas, que a cada edição tem um tema diferente.

Além dos cursos oferecidos às associadas, as senhoras do Clube confeccionam enxovais para menores carentes e para idosos de instituições geriátricas.

As atividades acontecem nas terças-feiras das 14h às 17h.
Telefone: (51) 3337.9979 – com Lucy

ESCOTEIROS

 

Sapucaia do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil - Grupo Escoteiro Dom Bosco 191 - Acampamento de Grupo Sitio Rincao do Serro

 

O Escotismo

Fundado por Robert Baden-Powell, em 1907, é um movimento educacional de jovens, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, que valoriza a participação de todas as origens sociais, etnias e crenças.

 

 

 

FAIXAS ETÁRIAS DE PARTICIPAÇÃO

Ramo Lobinho – 6,5 anos aos 10,5 anos
Ramo Escoteiro – 11 anos aos 14,5 anos
Ramo Sênior – 15 anos aos 17,5 anos
Ramo Pioneiro – 18 anos aos 20,5 anos
Escotistas e Dirigentes – após os 21 anos

FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Propósito:
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam o próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Missão:
Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do Método Escoteiro, para a vivência da cidadania e construção de um mundo melhor.

Princípios:
Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
1.    Dever para com Deus – adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
2.     Dever para com o Próximo – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercidas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
3.    Dever para consigo mesmo – responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento;

O Grupo Escoteiro Dom Bosco
IMG_57312Tudo começou quando Pe. Décio Antonio Bona,  fundador do Grupo Escoteiro,  após visitar o JamPan (Jamboree Pan-americano) no Parque Osório, em 1986, veio com motivação para fundar um Grupo Escoteiro nas dependências do Colégio Dom Bosco, do qual ele era o Diretor. Ajudado por pais de alunos, entrou em contato com o Escritório Regional que forneceu todo apoio e estrutura. Assim, em maio de 1986, a licença provisório foi emitida, e o Grupo pode dar início às suas atividades, contando com as seções dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior. A Chefia era composta por Décio, João Alberto, Beatriz, Irina, Angélica, Geraldo, Antonio, Gilmar e Beto. A Comissão Executiva era presidida por José Eli de Souza e Comissão de pais por Claudio e Graça Fuhrmann.  Em 16 de agosto de 1986, com a autorização definitiva, foi realizado o primeiro acampamento do Grupo, no Lar de Menores de Viamão, com a promessa escoteira dos primeiros jovens. Em 1988 surgiu-se a demanda para o Grupo trabalhar com uma Tropa Escoteira Feminina e Clã de Pioneiros, completando, assim, todas as Seções.

DOM BOSCO HOJE
Situado nas imediações do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre, o Grupo Escoteiro Dom Bosco conta hoje com mais de 80 membros registrados. As 04 Seções de Ramos atendem todas as faixas etárias de todos os Ramos que o Movimento Escoteiro proporciona. As atividades sempre ocorrem aos sábados, das 14hs até às 17h30min. A equipe de adultos é focada em manter-se sempre atualizada nos conceitos de Programa de Jovens, SIGUE, Formação de Adultos e afins – garantindo ao Dom Bosco a certificação no Grupo Escoteiro Padrão Ouro por já duas vezes. As atividades intercalam momentos de capacitação e atividades internas na Sede do Grupo ou em práticas externas, onde há oportunidade dos jovens vivenciarem seus conhecimentos adquiridos, vivendo aventuras e desafios dentro do escopo proposto pelo Método Escoteiro.

VENHA PARTICIPAR DESTA AVENTURA!
Se você tem  entre  6 anos e meio e 21 anos, venha participar do Movimento Escoteiro, no Grupo Escoteiro Dom Bosco!

Contatos:
escoteiros@colegiodombosco.net
Chefe Carlos – (51) 99984-0972
Chefe Willy – (51) 99976-2673
Chefe William – (51) 98434-2579

Links:
Grupo escoteiro Dom Bosco – http://escoteirosdombosco.org/
Escoteiros do Brasil – http://www.escoteiros.org.br/
Organização Mundial do Movimento Escoteiro – http://scout.org/

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb