APRESENTAÇÃO

Os alunos da Educação Infantil desfrutam de um ambiente pedagógico pensado especialmente para a faixa etária de 2 a 5 anos. As salas de aula são coloridas e equipadas com brinquedos e jogos pedagógicos adequados para cada nível. A estrutura conta ainda com uma área interna de convivência e praça ao ar livre, oportunizando contato direto com a natureza. Um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças desfrutam de tardes rodeadas de alegria, animação e afeto, crescendo em um mundo de descobertas e novos aprendizados. O local é ideal para que as crianças possam experimentar o mundo,  internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas que os cercam, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

OBJETIVOS

IMG_8205A Educação Infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento global e harmonioso da criança, com aprendizagens significativas a partir do conhecimento construído da interação do aluno com o meio sócio-cultural,  trabalhando de forma integrada as diferentes áreas do conhecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e na Pedagogia Salesiana, a organização da proposta pedagógica da Educação Infantil, fundamenta-se nos princípios da educação sócio interacionista, respeitando as características da faixa etária. Como formação integral, a educação salesiana proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do educando, visando o aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver , aprender a ser, aprender a crer.

Todas as atividades inseridas no planejamento buscam promover o desenvolvimento dos aspectos biopsicossocial, privilegiando a aquisição do saber. A aquisição da segunda língua na Educação Infantil, acontecerá de forma gradativa, o aluno desenvolverá suas habilidades através de um processo de assimilação natural, a partir da interação com o grupo e com os professores. A língua inglesa será apresentada em atividades específicas, nos projetos de estudos, nas aulas especializadas e nas situações da rotina diária.

A organização curricular contempla as múltiplas inteligências; apresenta-se da seguinte forma: linguagem , matemática, ciências humanas e da natureza , arte, religião, inglês, música e movimento.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

IMG_0758O processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil é registrado em planilhas mensais a partir da observação sistemática da professora, das atividades realizadas e dos conhecimentos evidenciados pelo aluno em diversos momentos da rotina no ambiente escolar.  O parecer descritivo é entregue semestralmente.