Apresentação

No Ensino Fundamental I os alunos aprendem pela experiência, testando hipóteses, fazendo observações e descobertas.

Ler e escrever ganham contornos especiais uma vez que a alfabetização é meta essencial em todas as áreas do conhecimento.

Estão previstas situações desafiadoras de aprendizagem que exijam a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas. Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer são metas essenciais nesta fase.

Objetivos

IMG_5354Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo geral a formação integral da criança, alicerçada em princípios educativos, éticos e cristãos, na potencialização de suas habilidades e na capacitação para a aprendizagem da leitura e da escrita, dos cálculos, das artes e das ciências e tecnologias, favorecendo futuras aprendizagens e sua inserção harmoniosa no entorno social.

O ingresso da criança de 6 anos no Ensino Fundamental merece um olhar especial, na sequência do processo de desenvolvimento e aprendizagem, respeitando suas características etárias, sociais e psicológicas.

Para o início no 1º ano, o Colégio segue as orientações do Conselho Estadual de Educação. A data corte indicada é de seis anos completados até 31 de março do ano em que frequentará o 1º ano.

Casos que não enquadrarem-se nesta orientação, deverão ser analisado pela Supervisão e Orientação Educacional, com agendamento de entrevista para avaliação.

IMG_2205

O trabalho pedagógico do Ensino Fundamental I está fundamentado em uma proposta sociointeracionista de educação, que busca a formação integral do indivíduo no que se refere à identidade, cooperação, cidadania, solidariedade e justiça.

A organização curricular segue a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacional, valorizando as aprendizagens individuais de cada criança, o conhecimento que já possuem sobre o mundo e, acima de tudo, a importância da intensa atividade de aprender. A metodologia de trabalho é complementada pelos Projetos de Estudo. Os momentos vivenciados durante a elaboração dos projetos são significativos, uma vez que permitem a construção do conhecimento do grupo através da partilha de informações, seja entre colegas, professores e pais participantes, que contribuem com palestras, pesquisas, materiais e experiências pessoais, enriquecendo ainda mais o trabalho coletivo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1º ANO: Parecer Descritivo Semestral

Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores. Resultados expressos através do parecer descritivo semestral relatando o processo educativo do aluno.

2º ANO: Parecer Descritivo

Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores.

Resultados expressos através do parecer descritivo semestral relatando o processo educativo do aluno. Acompanhamento mensal, registrado em planilhas próprias pelos professores. São atribuídas menções, resultantes das atividades realizadas durante o período em que o aluno está sendo avaliado, seguindo os critérios:

• DA – demonstra aprendizagem;
  • NR – necessita rever/reforçar o conhecimento;
  • AD – apresenta defasagens.

3º AO 5º ANO

Para os alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, os resultados das avaliações são expressos através de notas de 0 (zero) a 10 (dez). Sendo a média 6 para aprovação.

A avaliação das aprendizagens é feita pela observação constante do aluno e realização de testes, provas, exercícios, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, tarefas, atividades de classe, extraclasse, domiciliares e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de aplicação possível.