Ensino Fundamental II

Apresentação

O Ensino Fundamental II – anos finais (6° ao 9° ano)  destina-se à formação integral dos pré-adolescentes, possibilitando-lhes ser os protagonistas de seu projeto de vida. Na construção desta caminhada oferecemos uma educação inspirada nos valores evangélicos, marcada pelo paradigma de educar pelo amor, associada a um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que estes educandos apropriem-se, de maneira crítica, responsável, construtiva e ética de conteúdos científicos, sociais e culturais, considerados essenciais aos seu desenvolvimento e ao desenvolvimento  de seu projeto pessoal. 

Características

OBJETIVOS

20161122_103502

  • Resolver situações e problemas apresentados, adotando estratégias, desenvolvendo formas de raciocínio e processos de intuição, indução, dedução, analogia e estimativa;
  • Identificar e fortalecer suas capacidades de discernimento, valorização, interpretação, compreensão, representação, imaginação e criatividade;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades: afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social;
  • Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis;
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir , expressar e comunicar suas ideias;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

METODOLOGIA

IMG_5664Aprender a pensar e a pesquisar constitui uma função social da educação. Conhecer é o ato cognitivo de compreender para transformar-se e o mundo em que se está estabelecendo relações entre os diversos significados de uma mesma ideia ou fato. O conhecimento, assim, passa a ser uma rede de significados.

A organização curricular dos anos finais do Ensino Fundamental dá-se através dos planos de estudos, fundamentados no material da Rede Salesiana de Escolas – RSE. O ensino e os materiais da proposta pedagógica são pensados para que a integração de conhecimentos se efetive. Desta maneira, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia de trabalho, que é complementada pelos Projetos de Estudos.20161122_102615

O projeto visa despertar no aluno a curiosidade frente a assuntos diversos, potencializando sua capacidade de pesquisa e investigação. Os projetos podem ser fixos, de acordo com as datas e comemorações significativas da comunidade escolar, ou móveis, buscando atender aos interesses e necessidades do grupo, frente a uma temática em estudo.

Sistema de Avaliação

Os resultados das avaliações são expressos através de notas de 0 (zero) a 10 (dez), aceitando-se apenas um dígito após a vírgula (de zero a nove).

O ano letivo está organizado por trimestres, da seguinte forma:

  1. 1º trimestre: peso 1
  2. 2º trimestre: peso 2
  3. 3º trimestre: peso 2

A média anual para aprovação no ano/série deve ser igual ou superior a 6,0 (seis), calculada através da seguinte fórmula:

Nota do 1º tri + (2 x Nota do 2º tri)+ (2 x Nota do 3º tri) ≥ 6,0
5

A avaliação das aprendizagens é feita pela observação constante do aluno e realização de testes, provas, exercícios, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, tarefas, atividades de classe, extraclasse, domiciliares e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de aplicação possível.

A composição da pontuação dos componentes curriculares em cada trimestre será feita da seguinte forma:

30% – Atividades (tarefas de aula, projetos, temas, exercícios, leituras de livros, trabalhos individuais ou em grupo, realizadas no decorrer do trimestre).

10% – Simulado/Simulinho

60% – Provas (conforme a carga horária do componente curricular – no mínimo duas avaliações para os componentes com três ou quatro períodos).

 

Notícias
Ver todos

Últimas notícias

Galerias


Ver todos

Venha para o Dom Bosco

ESCOLHA QUE GERA CONQUISTAS! CLIQUE AQUI E VENHA FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA

Matrícula

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb