Ensino Médio

Apresentação

Os últimos três anos na escola são marcados pelo aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e construídos nos níveis anteriores. Um período onde o aluno prepara-se para a escolha de seus caminhos profissionais, exercendo as vivências dos valores, praticando a cidadania e dialogando com seus pares.

O Ensino Médio é o espaço ideal para que o jovem desenvolva sua autonomia, através de discussões, debates, questionamentos e compartilhamento de saberes. Áreas do conhecimento trabalhadas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, Línguas Estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola), Ensino Religioso.

O jovem é um ser de possibilidades que aprende confrontando sua realidade, testando as próprias forças, buscando as escolhas mais adequadas para sua vida presente e futura. É preciso desenvolver a capacidade de enfrentar desafios, de aproximação da ciência, de compreender a diversidade frente a qual se vive. Ensinar nessa fase significa desafiar o jovem a resolver problemas e propor alternativas usando o saber e a ética como pontos de apoio e equilíbrio.

Características

Objetivos

DSC02104

  • Desenvolver sua autonomia intelectual, pensamento crítico, criatividade, curiosidade, formação ética, afetiva, de relacionamento interpessoal, estética de inserção social;
  • Atuar no exercício da cidadania, formando valores éticos de liberdade e responsabilidade, aperfeiçoando a comunicação e convivência com os outros, exercitando-se para a interação ativa com o meio;
  • Aplicar estratégias didático-pedagógicas favoráveis ao trabalho em equipe;
  • Ampliar o conhecimento da realidade e compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos
  • Construir uma consciência ecológica e planetária;
  • Prosseguir seus estudos no Ensino Superior, desenvolvendo sua metacognição;
  • Capacitar-se para o processo de educação permanente, exigido pelas constantes inovações no mundo do trabalho;
  • Valorizar a cultura de sua comunidade, a cultura brasileira e a universal.

Para que o aluno demonstre as competências acima citadas, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a organização curricular está estruturada e dividida em três grandes áreas:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias
  • ciências da natureza, da matemática e suas tecnologias
  • ciências humanas e suas tecnologias

Metodologia

Aprender a pensar e a pesquisar constitui uma função social da educação. Conhecer é o ato cognitivo de compreender para transformar-se e o mundo em que se está estabelecendo relações entre os diversos significados de uma mesma ideia ou fato. O conhecimento, assim, passa a ser uma rede de significados.

A organização curricular do Ensino Médio dá-se através dos planos de estudos, fundamentados no material da Rede Salesiana de Escolas – RSE. O ensino e os materiais da proposta pedagógica são pensados para que a integração de conhecimentos se efetive.

Desta maneira, projetos e atividades mais globalizados, eIMG_2332nvolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia de trabalho, que é complementada pelos Projetos de Estudos.

O projeto visa despertar no aluno a curiosidade frente a assuntos diversos, potencializando sua capacidade de pesquisa e investigação. Os projetos podem ser fixos, de acordo com as datas e comemorações significativas da comunidade escolar, ou móveis, buscando atender aos interesses e necessidades do grupo, frente a uma temática em estudo.

Sistema de Avaliação

Os resultados das avaliações são expressos através de notas de 0 (zero) a 10 (dez), aceitando-se apenas um dígito após a vírgula ( de zero a nove).

O ano letivo está organizado por trimestres, da seguinte forma:

1º trimestre: peso 1
2º trimestre: peso 2
3º trimestre: peso 2

A média anual para aprovação no ano/série deve ser igual ou superior a 6,0 (seis), calculada através da seguinte fórmula:

Nota do 1º tri + (2 x Nota do 2º tri)+ (2 x Nota do 3º tri) ≥ 6,0
5

A avaliação das aprendizagens é feita pela observação constante do aluno e realização de testes, provas, exercícios, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, tarefas, atividades de classe, extraclasse, domiciliares e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de aplicação possível.

A composição da pontuação dos componentes curriculares em cada trimestre será feita da seguinte forma:

30% – Atividades (tarefas de aula, projetos, temas, exercícios, leituras de livros, trabalhos individuais ou em grupo, realizadas no decorrer do trimestre).
10% – Simulado/Simulinho
60% – Provas (conforme a carga horária do componente curricular – no mínimo duas avaliações para os componentes com três ou quatro períodos).

Sistema de Recuperação

O Colégio oferece estudos de recuperação durante o período letivo. Tais estudos ocorrem de forma processual e são ministrados a todos os estudantes, pelo professor, no horário de aula. O resultado da recuperação das aprendizagens substitui o resultado anterior (relativo somente aos 60% que correspondem às provas realizadas no trimestre), quando alcançado melhor nível de aprendizagem. A substituição dos resultados será realizada pelo professor antes do fechamento do respectivo trimestre, não sendo possível alterar resultados após o encerramento do mesmo.

Em caso de ausência nos momentos avaliativos, o estudante deverá justificar à Coordenação Pedagógica, através de meios legais (atestados, comprovantes) que o amparem para realizar as avaliações, sem custo adicional. Esta justificativa deverá ser apresentada num prazo máximo de 48 horas após o retorno do estudante às atividades escolares.

As datas para realização das avaliações perdidas são estabelecidas pelo Colégio e constam no calendário anual. Após o encerramento do ano letivo, aos estudantes que não atingirem média maior ou igual a 6,0 para a aprovação, será oferecida uma Prova Final, em até quatro componentes curriculares. A Prova Final será realizada após o final do período letivo, envolvendo conteúdos estudados durante os três trimestres.

Após a realização da Prova Final, a média parno a aprovação ano/série deve ser igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada através da seguinte fórmula:

Média Anual + Prova Final ≥ 5,0
2

Notícias
Ver todos

Últimas notícias

Galerias


Ver todos

Venha para o Dom Bosco

ESCOLHA QUE GERA CONQUISTAS! CLIQUE AQUI E VENHA FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA

Matrícula

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb