Institucional

APRESENTAÇÃO

Don Bosco desenhado sorrindoQueridos alunos, pais e educadores!
Com alegria e entusiasmo saudamos a todos no início de mais um ano letivo! Para nós, família salesiana, não é apenas mais um ano, é o ano letivo de 2018. A cada novo início de ano, nos colocamos a serviço da nossa comunidade educativa, reafirmando os princípios e valores da pedagogia de Dom Bosco, mas sempre buscando uma maior excelência nas nossas ações. Vamos fazer com que os nossos duzentos dias letivos sejam repletos de muita aprendizagem e conhecimento, razão da existência de todas as escolas.

Mas aqui no Colégio Dom Bosco nos sentimos e somos diferentes, pois não deixamos de lado o bom convívio. A acolhida é a nossa marca! Tudo pode e deve ser feito com muita competência, mas com simplicidade, alegria e bondade. Nosso Colégio é um espaço de família. Um espaço que busca junto aos pais e educadores o fortalecimento da educação de nossos alunos, num clima de respeito e cuidado ao outro. Nossos objetivos, escola e família, são os mesmos: um futuro para os nossos jovens de plena realização, felicidade e responsabilidade com o mundo no qual estão inseridos.

No ano de 2017 completamos 65 anos e com ele muitas mudanças ocorreram tanto no pedagógico, como na estrutura física e na gestão administrativa. Para 2018 nossos desafios são grandes, pois sonhamos com uma escola que responda às exigências da contemporaneidade. Embora nosso país esteja vivendo um momento de crise, tanto no âmbito político como no econômico, a educação é a possibilidade para a mudança de postura da nossa sociedade. Investir na educação de um filho é acreditar e confiar no futuro. Trabalhamos para responder as expectativas dos nossos alunos e suas famílias, investindo numa gestão responsável, priorizando o aprimoramento e a qualidade na educação.

Existem motivações que fazem parte do Projeto Pedagógico Pastoral, são diferenciais do carisma salesiano, e do qual não abrimos mão no nosso Colégio:
– Acreditar em todas as pessoas, pois são criadas para o bem.
– Cultivar nas nossas relações o amor e a alegria.
– Viver o espírito de família.
– Acolher a todos.
– Encontrar Deus nas experiências do cotidiano.
– Possibilitar uma vivência de cidadania cristã.

Convido a todos, educadores e famílias, para nos unirmos, inspirados pelos ideais de Dom Bosco,
numa grande corrente do bem, convictos de que nossos exemplos são o grande alicerce de futuro para as nossas crianças e jovens!

 

Que possamos ser e formar neste ano letivo/2018 “Bons cristãos e honestos cidadãos”

 

Maria Elvira Jardim Menegassi | Diretora Executiva

Padre Ademir Ricardo Cwendrych | Diretor Salesiano

DIREÇÃO

CARACTERÍSTICAS

1. Sistema Preventivo de Dom Bosco e o jeito Salesiano de educar:

d991af33-0210-4634-89d7-2e4a81f87f59Os Salesianos e seus colaboradores têm um jeito próprio para educar, também chamado de carisma e espírito. Deus deu esse jeito a Dom Bosco para que ele enriquecesse a Igreja educando crianças e jovens, principalmente os mais pobres. Dom Bosco o chamou de Sistema Preventivo. Não adianta querer aprendê-lo só com a cabeça. O motivo é simples: é preciso viver com o jovem, brincar com ele, conversar com ele, comunicar-se com ele para poder compreendê-lo, ajudá-lo, aprender com ele, entrar em sintonia com ele. Dom Bosco viveu a vida toda com os jovens e desta vida ele foi tirando as colunas básicas do seu Sistema.

2. Sistema Preventivo está alicerçado no Evangelho

Dom Bosco dizia assim: “A prática deste Sistema baseia-se nas palavras de São Paulo: a caridade é benigna, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta.” Ama-se a pessoa não porque ela é bonita ou feia, rica ou pobre, me traz esta vantagem, este ou aquele prazer. Ama-se porque é filha de Deus, nossa irmã. Quem ama crê e espera nas possibilidades de cada pessoa, porque cada pessoa é presença de Deus. IMG_8980

3. O Sistema Preventivo privilegia a convivência

Conhece-se realmente uma pessoa na convivência diária. Aí ele vai se manifestando aos poucos. Suas verdadeiras virtudes e seus reais defeitos aparecem na convivência com outras pessoas. Dom Bosco usava o termo “assistência” para traduzir essa convivência. O educador está ao lado do educando para caminhar com ele, sentir suas dificuldades, vibrar e aprender com ele. Em resumo, ser tão amigo do educando a ponto de poder dizer-lhe qualquer verdade sem magoá-lo. É importante que os educadores estejam, sempre que possível, junto com seus educandos.

4. O Sistema Preventivo incentiva a prática da liberdade

Toda casa Salesiana tem muito espaço, pátios amplos para que o jovem possa se movimentar. Apenas numa sala de aula ou numa igreja, o jovem pode esconder quem é. Num esporte, num pátio onde é  livre, ele se manifesta, se confronta com os outros, se comunica. Dom Bosco dizia: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar. A ginástica e o esporte, a música, a poesia, o teatro, os passeios, são meios eficazes para se alcançar a 1410464442_IMG_5768disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”. Toda educação supõe formação   para a liberdade responsável.

5. O Sistema Preventivo usa a razão

Usar a razão em dois sentidos. Primeiro, o educador raciocina e dialoga com o educando, mostra o sentido e o porquê das coisas. Na medida em que o educador raciocina, ensina a raciocinar. É a razão que impede que se cometam violências, injustiças e outras agressões do e contra o jovem. Segundo, o educador faz tudo na medida do jovem. Jovem é jovem: tem suas exigências próprias, sua linguagem, seu modo de ver e analisar a realidade. O educador gosta do que os jovens gostam para que eles passem a gostar daquilo que o educador lhes propõe como valor.

6. O Sistema Preventivo é paterno e materno ao mesmo tempo

Quem pratica Sistema Preventivo tem a energia, a resistência e a autoridade de um pai, e o coração, a compreensão e a ternura de uma mãe. Dom Bosco chamava isso de “amorevolezza”. Amar o educando com a firmeza paterna e com a ternura materna: criar um clima tal que o educando não só seja amado, mas perceba que é amado. A educação, dizia Dom Bosco, é questão de coração. Educar é mais que instruir. Educar é conviver, é amar. É possível uma pessoa ser muito instruída e pouco educada. Dom Bosco dizia assim: “o professor visto apenas na cátedra é professor e nada mais, mas se está no recreio com os jovens torna-se irmão.”

7. O Sistema Preventivo supõe a religião em sua base

“Em educação, ou religião ou bastão”, dizia Dom Bosco. Ele queria dizer a religião educa IMG_5608e o bastão amansa. Todo o projeto educativo Salesiano visa formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O bom cristão é atuante e comprometido com Deus e o próximo na construção de um mundo melhor. O honesto cidadão participa e atua na transformação da sociedade para torná-la mais justa e fraterna segundo os valores evangélicos.  Uma casa Salesiana forma líderes para atuar nas comunidades de fé e na sociedade.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

dombosco-1Visão
Ser uma Instituição crescente e de referência na educação e evangelização dos jovens, com uma gestão competente na vivência do carisma Salesiano.

 

Missão
Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para o desenvolvimento integral do aprendente.

 

Valores

  • Seguimento de Jesus Cristo
  • Sistema Preventivo
  • Vida comum e fraterna
  • Solidariedade
  • Formação Continuada
  • Inovação
  • Competência

HISTÓRIA

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.dovesiamo

O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e também, uma juventude abandonada.

Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que em 1942 chega a Porto Alegre o P. José Mássimi (foto).1199873389_massimi

Após uma exitosa passagem por Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, P. Mássimi, sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes.

Em 1943, após conseguir com o prefeito Loureiro da Silva um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada – P. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, nome inicial do Colégio Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto.1321905507_cpo1-150x150

Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica.

De lá para cá, muito se fez. Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco é referência na educação gaúcha, com uma estrutura predial e pedagógica extremamente organizada e moderna, oferecendo serviços eficientes por meio de um corpo docente de alta qualidade e um sistema de informações conectado com o mundo, em constante evolução.

1410463908_aerea

_MG_0067 (2)

 

FILOSOFIA SALESIANA

IMG_9993O Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre surgiu com a finalidade de atender a uma juventude necessitada. Como toda obra salesiana, pretende ser nas suas atividades:

– Casa que acolhe
– Igreja que evangeliza
– Escola que encaminha para a vida
– Pátio onde todos se encontram como amigos

 

O Colégio Dom Bosco deseja manter algumas constantes em suas ações:

Cópia de IMG_0119– Educar com sua ação pelo método pedagógico salesiano, através da razão, religião e bondade.
– Criar um ambiente familiar, alegre, fraterno, celebrativo e amigo, favorecendo um clima de bom relacionamento entre os integrantes da comunidade educativa.
– Considerar a liberdade como valor central da atividade educativa, sem descuidar dos limites necessários para uma convivência harmoniosa entre as pessoas.
– Desenvolver a autonomia para que todos sejam agentes de seu crescimento, de suas opções, de seus projetos, de sua história.
– Desenvolver sua atividade educativa, olhando o educando numa visão de globalidade interagindo nos seus aspectos biopsicosociais.
– Alimentar e desenvolver a dimensão religiosa presente no coração do educando.
– Incentivar o jovem para a construção de uma sociedade mais fraterna, solidária e justa.
– Ter uma preocupação com o desenvolvimento vocacional do educando.
– Ser uma escola aberta e acolhedora a todos aqueles que a procuram.
– Ser uma escola popular pelo projeto educativo que cultiva.
– Ser uma escola formadora de lideranças.
– Desenvolver o trabalho educativo fundamentado no associacionismo.

 

img_5893

 

 

SETORES

    Serviço de animação Pastoral (SAP)

 

O Serviço de Animação Pastoral (SAP) do Colégio Salesiano Dom Bosco tem a missão de “promover a vivência salesiana dos valores evangélicos na Comunidade Educativa Pastoral, para a formação de honestos cidadãos e bons cristãos”.

Na vivência da Gestão Estratégica, são processos essenciais da Animação Pastoral:

– Associacionismo
– Formação Humana e Cristã
– Pastoral Escolar
– Animação Vocacional
– Pastoral da Educação

Assim, o Serviço de Animação Pastoral:

– Incentiva a criação e a articulação de grupos de interesse à luz da Espiritualidade Juvenil Salesiana (AJS).
– Dinamiza encontros formativos, cursos de formação e cultivos.
– Promove a interface pedagógico-pastoral da proposta elaborada pela Rede Salesiana de Escolas (RSE).
– Impregna a Comunidade Educativa com os valores do Evangelho.
– Dinamiza o Serviço de Animação Vocacional (SAV).
– Participa da Pastoral da Educação.

Equipe de Pastoral:

8259

Gilson Cardoso

Coordenador de Pastoral

8259

P. Ademir Ricardo Cwendrych

Assessor de Pastoral

8259

Prof. Lucas Bitencourt

Assessor de Pastoral

    Serviço de Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional visa acompanhar e auxiliar o processo educacional dos alunos nos aspectos social, afetivo e cognitivo, isto é, acolher, atender, orientar e acompanhar o aluno no seu desenvolvimento escolar e pessoal. Presta atendimento aos familiares criando uma parceria entre a escola e as famílias, com o objetivo de, juntos, direcionarem os processos de aprendizagem e de formação integral. Priorizamos o nosso atendimento preconizando o Sistema Preventivo de Dom Bosco, enfatizando o amor e o respeito ao outro e às diferenças entre todos.

 

EQUIPE:

ROSANE MONTICELI

Orientadora  Educacional –  Educação Infantil e Ensino Fundamental I

8259

CLÁUDIA BERNARDES

Orientadora  Educacional – Ensino Fundamental II e Ensino Médio

    Coordenação Pedagógica

Dentro da comunidade escolar, a coordenação e supervisão pedagógica possui uma função articuladora e transformadora, que age como um elemento mediador entre o currículo e os professores, e os outros atores da educação. Tendo conhecimento dos professores e alunos com quem trabalha, da realidade sociocultural em que a escola se encontra e os demais aspectos das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola promovendo e contribuindo na formação continuada de professores.

As transformações científicas e tecnológicas levam a necessidade de discussão ética valorativa da sociedade apresentando para a escola a imensa tarefa de instrumentalizar os docentes e alunos para participar, das relações sociais e políticas. Atualmente na confrontação com novos desafios postos, que pedem uma radical mudança nos conceitos de ensinar e aprender, do aprender a aprender, ou melhor, administrar a didática pedagógica da escola para atingir os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico.

A Coordenação e Supervisão Pedagógica desenvolve a tranquilidade no ambiente de trabalho além do que, precisa construir uma prática pedagógica transformadora, humanista, libertadora, livre e justa, promovendo assim situações favoráveis ao desenvolvimento coletivo no ensino e aprendizagem no espaço escolar.

Cabe à Coordenação Pedagógica promover:

  • a vivência da proposta educativa;
  • a animação e a integração das atividades pedagógicas;
  • uma metodologia ativa e participativa;
  • o trabalho em equipe;
  • o bom desempenho do processo ensino-aprendizagem;
  • encontros para a orientação de pais, alunos, educadores e demais membros da comunidade escolar,  à manutenção das condutas pedagógicas;
  • encontros para a formação e capacitação dos docentes;
  • acesso e inclusão de novas tecnologias.

EQUIPE:

LEILA CUNHA

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

SIMONE ZAWACKI

Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental II

SÍLVIA DE SOUZA BATISTA

Coordenadora Ensino Médio e Cursos Técnicos

    BIBLIOTECA DOM BOSCO

DSC01996

A Biblioteca Dom Bosco possui atualmente no acervo do Colégio aproximadamente 31.348 volumes. Dos  23.120 títulos,  11.792 são de literatura. O local oferece quatro jornais diários e 402  DVD´s.

As crianças contam com um espaço diferenciado, a Bibliotequinha, que tem  6.435 títulos infanto-juvenis, dispostos em um ambiente especialmente preparado para os jovens leitores. Todo o material está indexado e informatizado, e pode ser consultado pela internet.

A estrutura original da Biblioteca foi ampliada, comportando atualmente uma área de aproximadamente 1.000 m², 8966f279-7e1a-448b-b093-e6c23d8a19f7com ambientes destinados a trabalhos de grupo e individual, leitura de periódicos e cabines particulares para acesso a internet.

Clique abaixo e conheça o MORE – Mecanismo Online de Referências. O MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para 15 tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal.

ACESSAR MORE

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA:
Segunda a sexta-feira, das 7h25min às 19h
Sábados, das 8h às 11h30min

Bibliotecária Responsável:
Maria José Coelho Perez – CRB/10-786

Atendimento:
Andréia Wolff Belmonte
Desirée Enar Braga da Silva
Elenara da Silva Alves Schatzmann
Tatiane Branchelli Rosa

EQUIPE:

MARIA JOSÉ PEREZ

Bibliotecária

DESIRÉE BRAGA DA SILVA

Auxiliar de Biblioteca

Andréia Wolff Belmonte

Auxiliar de Biblioteca

Tatiane Branchelli Rosa

Bibliotecária

ELENARA SCHATZMANN

Auxiliar de Biblioteca

INFRAESTRUTURA

PARCEIROS

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb