Quem Somos

APRESENTAÇÃO

Don Bosco desenhado sorrindo

Queridos alunos, pais e educadores!

É sempre com muita alegria e entusiasmo que saudamos a todos em cada início de ano letivo!

Como família salesiana nos colocamos a serviço da nossa comunidade educativa, reafirmando os princípios e valores da pedagogia de Dom Bosco, sempre buscando uma maior excelência nas nossas ações, porque aqui o “o futuro já é nosso”!

Acompanhar a evolução no ensino acrescentando novas aprendizagens ao currículo é o desafio para este ano escolar, proporcionando aos estudantes serem protagonistas de uma aprendizagem ativa e desafiadora. A preocupação com o futuro dos nossos jovens nos fez implementar novas propostas pedagógicas, tomando decisões que agregam valor à formação dos estudantes.

Queremos investir cada vez mais no desenvolvimento de práticas pedagógicas, pois precisamos responder as expectativas dos nossos estudantes e de suas famílias, apostando numa gestão responsável, que prioriza o aprimoramento e a qualidade no ensino.  Um mundo de descobertas, novas metodologias, desenvolvimento do pensamento computacional e tecnológico, são projetos que estimulam as crianças e os jovens para a solução de problemas, com competência e  criatividade, fundamental para enfrentar o futuro e os desafios do século XXI.

Todo o esforço e investimento material por parte da direção está sendo realizado, mas o nosso grande compromisso é de nunca perder o convívio saudável, aberto e transparente com as famílias. Queremos fortalecer sempre os laços que nos unem e trabalhar para o pleno desenvolvimento das potencialidades dos estudantes a nós confiados.

A Campanha da Fraternidade deste ano continua nos inspirando no projeto ‘Aqui eu cuido’. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Cuidar dos espaços físicos, do meio ambiente, cuidar das metodologias e conteúdos programáticos, sobretudo, cuidar das pessoas! Ser corresponsáveis e ativos nos processos de aprendizagem, abertos aos valores do respeito, diálogo e fé, nos possibilitam sermos cada vez mais como dizia Dom Bosco, ‘Bons cristãos e honestos cidadãos’.

Desejamos que 2020 seja um ano de plena realização e que possamos cultivar nas nossas relações o amor e a alegria, encontrando Deus em cada experiência vivida no dia a dia.

Que a Boa Mãe Auxiliadora conceda a todos uma feliz jornada e que Dom Bosco nos fortaleça nesta caminhada com seu espírito dinâmico e inovador.

Um bom ano a todos!

Maria Elvira Jardim Menegassi | Diretora Executiva

Padre Dirceu Belotto | Diretor Salesiano

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS - RSB

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação fundamentada na  concepção educativo-pastoral salesiana. Desde o seu início, a RSB-Escolas foi constituída por  instituições mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e instituições parceiras com os mesmos ideais educacionais.

Ao longo desses 17 anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil de Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de  um material didático impresso e digital próprio,  no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje e na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas.

Hoje, a RSB-Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

 

A Rede Salesiana Brasil :

  • Acredita que a educação transforma as pessoas e a sociedade e tem como missão promover a articulação e a animação das escolas em rede, oferecendo uma educação integral, inclusiva e inovadora, que agrega valores e princípios em suas práticas pedagógico-evangelizadoras.
  • Forma jovens competentes, empreendedores e preparados para enfrentar os múltiplos contextos do mundo contemporâneo, com mentalidade projetual, habilidades racionais, socioemocionais e espirituais.
  • Investe na formação continuada dos educadores, para que, assumindo a filosofia salesiana, compreendam a cultura juvenil, aprimorem sua prática pedagógica e utilizem metodologias ativas e recursos tecnológicos digitais, que garantam espaços significativos e inovadores de aprendizagem.
  • É uma Rede de pessoas dedicadas ao bem das crianças e dos jovens, praticando  o Sistema Preventivo Salesiano, que contempla a formação intelectual, a espiritualidade e o amor.

CARACTERÍSTICAS

1. Sistema Preventivo de Dom Bosco e o jeito Salesiano de educar:

d991af33-0210-4634-89d7-2e4a81f87f59Os Salesianos e seus colaboradores têm um jeito próprio para educar, também chamado de carisma e espírito. Deus deu esse jeito a Dom Bosco para que ele enriquecesse a Igreja educando crianças e jovens, principalmente os mais pobres. Dom Bosco o chamou de Sistema Preventivo. Não adianta querer aprendê-lo só com a cabeça. O motivo é simples: é preciso viver com o jovem, brincar com ele, conversar com ele, comunicar-se com ele para poder compreendê-lo, ajudá-lo, aprender com ele, entrar em sintonia com ele. Dom Bosco viveu a vida toda com os jovens e desta vida ele foi tirando as colunas básicas do seu Sistema.

2. Sistema Preventivo está alicerçado no Evangelho

Dom Bosco dizia assim: “A prática deste Sistema baseia-se nas palavras de São Paulo: a caridade é benigna, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta.” Ama-se a pessoa não porque ela é bonita ou feia, rica ou pobre, me traz esta vantagem, este ou aquele prazer. Ama-se porque é filha de Deus, nossa irmã. Quem ama crê e espera nas possibilidades de cada pessoa, porque cada pessoa é presença de Deus. 

3. O Sistema Preventivo privilegia a convivência

Conhece-se realmente uma pessoa na convivência diária. Aí ele vai se manifestando aos poucos. Suas verdadeiras virtudes e seus reais defeitos aparecem na convivência com outras pessoas. Dom Bosco usava o termo “assistência” para traduzir essa convivência. O educador está ao lado do educando para caminhar com ele, sentir suas dificuldades, vibrar e aprender com ele. Em resumo, ser tão amigo do educando a ponto de poder dizer-lhe qualquer verdade sem magoá-lo. É importante que os educadores estejam, sempre que possível, junto com seus educandos.

4. O Sistema Preventivo incentiva a prática da liberdade

Toda casa Salesiana tem muito espaço, pátios amplos para que o jovem possa se movimentar. Apenas numa sala de aula ou numa igreja, o jovem pode esconder quem é. Num esporte, num pátio onde é  livre, ele se manifesta, se confronta com os outros, se comunica. Dom Bosco dizia: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar. A ginástica e o esporte, a música, a poesia, o teatro, os passeios, são meios eficazes para se alcançar a 1410464442_IMG_5768disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”. Toda educação supõe formação   para a liberdade responsável.

5. O Sistema Preventivo usa a razão

Usar a razão em dois sentidos. Primeiro, o educador raciocina e dialoga com o educando, mostra o sentido e o porquê das coisas. Na medida em que o educador raciocina, ensina a raciocinar. É a razão que impede que se cometam violências, injustiças e outras agressões do e contra o jovem. Segundo, o educador faz tudo na medida do jovem. Jovem é jovem: tem suas exigências próprias, sua linguagem, seu modo de ver e analisar a realidade. O educador gosta do que os jovens gostam para que eles passem a gostar daquilo que o educador lhes propõe como valor.

6. O Sistema Preventivo é paterno e materno ao mesmo tempo

Quem pratica Sistema Preventivo tem a energia, a resistência e a autoridade de um pai, e o coração, a compreensão e a ternura de uma mãe. Dom Bosco chamava isso de “amorevolezza”. Amar o educando com a firmeza paterna e com a ternura materna: criar um clima tal que o educando não só seja amado, mas perceba que é amado. A educação, dizia Dom Bosco, é questão de coração. Educar é mais que instruir. Educar é conviver, é amar. É possível uma pessoa ser muito instruída e pouco educada. Dom Bosco dizia assim: “o professor visto apenas na cátedra é professor e nada mais, mas se está no recreio com os jovens torna-se irmão.”

7. O Sistema Preventivo supõe a religião em sua base

“Em educação, ou religião ou bastão”, dizia Dom Bosco. Ele queria dizer a religião educa IMG_5608e o bastão amansa. Todo o projeto educativo Salesiano visa formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O bom cristão é atuante e comprometido com Deus e o próximo na construção de um mundo melhor. O honesto cidadão participa e atua na transformação da sociedade para torná-la mais justa e fraterna segundo os valores evangélicos.  Uma casa Salesiana forma líderes para atuar nas comunidades de fé e na sociedade.

VISÃO, MISSÃO E VALORES

dombosco-1Visão
Ser uma Instituição crescente e de referência na educação e evangelização dos jovens, com uma gestão competente na vivência do carisma Salesiano.

 

Missão
Promover educação de excelência, à luz do Sistema Preventivo de Dom Bosco, para o desenvolvimento integral do aprendente.

 

Valores

  • Seguimento de Jesus Cristo
  • Sistema Preventivo
  • Vida comum e fraterna
  • Solidariedade
  • Formação Continuada
  • Inovação
  • Competência

HISTÓRIA

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.dovesiamo

O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e também, uma juventude abandonada.

Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que em 1942 chega a Porto Alegre o P. José Mássimi (foto).1199873389_massimi

Após uma exitosa passagem por Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, P. Mássimi, sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes.

Em 1943, após conseguir com o prefeito Loureiro da Silva um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada – P. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, nome inicial do Colégio Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto.1321905507_cpo1-150x150

Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica.

De lá para cá, muito se fez. Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco é referência na educação gaúcha, com uma estrutura predial e pedagógica extremamente organizada e moderna, oferecendo serviços eficientes por meio de um corpo docente de alta qualidade e um sistema de informações conectado com o mundo, em constante evolução.

1410463908_aerea

 

 

AÇÃO SOCIAL SALESIANA

O Sistema Preventivo de Dom Bosco:

Inspirada nos valores cristãos, a Rede Salesiana Brasil tem como modelo de referência a Preventividade, baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco e na garantia dos Direitos Humanos, por meio da Educação Social.

 

Além disso, instituiu seis compromissos fundamentais para a realização de sua missão:

  • Promoção dos Direitos Humanos das crianças, dos adolescentes e dos jovens;
  • Gestão social e atuação em rede;
  • Fortalecimento da família;
  • Ação socioeducativa de resultados;
  • Construção de competências das novas gerações para a vida;
  • Cooperação para desenvolvimento com enfoque social;

FILOSOFIA SALESIANA

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre surgiu com a finalidade de atender a uma juventude necessitada. Como toda obra salesiana, pretende ser nas suas atividades:

– Casa que acolhe
– Igreja que evangeliza
– Escola que encaminha para a vida
– Pátio onde todos se encontram como amigos

 

 

O Colégio Dom Bosco deseja manter algumas constantes em suas ações:

Cópia de IMG_0119– Educar com sua ação pelo método pedagógico salesiano, através da razão, religião e bondade.
– Criar um ambiente familiar, alegre, fraterno, celebrativo e amigo, favorecendo um clima de bom relacionamento entre os integrantes da comunidade educativa.
– Considerar a liberdade como valor central da atividade educativa, sem descuidar dos limites necessários para uma convivência harmoniosa entre as pessoas.
– Desenvolver a autonomia para que todos sejam agentes de seu crescimento, de suas opções, de seus projetos, de sua história.
– Desenvolver sua atividade educativa, olhando o educando numa visão de globalidade interagindo nos seus aspectos biopsicosociais.
– Alimentar e desenvolver a dimensão religiosa presente no coração do educando.
– Incentivar o jovem para a construção de uma sociedade mais fraterna, solidária e justa.
– Ter uma preocupação com o desenvolvimento vocacional do educando.
– Ser uma escola aberta e acolhedora a todos aqueles que a procuram.
– Ser uma escola popular pelo projeto educativo que cultiva.
– Ser uma escola formadora de lideranças.
– Desenvolver o trabalho educativo fundamentado no associacionismo.

 

 

 

 

SETORES

    Serviço de Animação Pastoral (SAP)

O Serviço de Animação Pastoral (SAP) do Colégio Salesiano Dom Bosco tem a missão de “promover a vivência salesiana dos valores evangélicos na Comunidade Educativa Pastoral, para a formação de honestos cidadãos e bons cristãos”.

Na vivência da Gestão Estratégica, são processos essenciais da Animação Pastoral:

– Associacionismo
– Formação Humana e Cristã
– Pastoral Escolar
– Animação Vocacional
– Pastoral da Educação

Assim, o Serviço de Animação Pastoral:

– Incentiva a criação e a articulação de grupos de interesse à luz da Espiritualidade Juvenil Salesiana (AJS).
– Dinamiza encontros formativos, cursos de formação e cultivos.
– Promove a interface pedagógico-pastoral da proposta elaborada pela Rede Salesiana de Escolas (RSE).
– Impregna a Comunidade Educativa com os valores do Evangelho.
– Dinamiza o Serviço de Animação Vocacional (SAV).
– Participa da Pastoral da Educação.

A Pastoral juvenil Salesiana tem como essência habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens! Inspirado no amor de Dom Bosco e Maria Mazzarello pela juventude, a PJS busca ser referência carismática em nível nacional. Tem como tarefa fundamental propor aos adolescentes e jovens a viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu.

Sua missão está em animar e dinamizar em vista da formação integral e vivência dos valores evangélicos das comunidades educativas, fomentando a unidade da caminhada pastoral em todas as presenças, respeitando as diversidades locais e regionais.

Tem como inspiração sustentadora os valores e crenças da espiritualidade juvenil salesiana. Possui uma estrutura de organização que busca combinar a animação orgânica (em nível nacional, regional e local) com a autonomia de cada grupo.

Equipe de Pastoral:

8259

Gilson Cardoso

Coordenador de Pastoral

 

 

    Serviço de Orientação Educacional (SOE)

O Serviço de Orientação Educacional visa acompanhar e auxiliar o processo educacional dos alunos nos aspectos social, afetivo e cognitivo, isto é, acolher, atender, orientar e acompanhar o aluno no seu desenvolvimento escolar e pessoal. Presta atendimento aos familiares criando uma parceria entre a escola e as famílias, com o objetivo de, juntos, direcionarem os processos de aprendizagem e de formação integral. Priorizamos o nosso atendimento preconizando o Sistema Preventivo de Dom Bosco, enfatizando o amor e o respeito ao outro e às diferenças entre todos.

 

EQUIPE:

LUCAS BITENCOURT

Orientador Educacional –  Educação Infantil ao Ensino Médio

8259

CLÁUDIA BERNARDES

Orientadora  Educacional – Educação Infantil ao Ensino Médio

    Coordenação Pedagógica

Dentro da comunidade escolar, a coordenação e supervisão pedagógica possui uma função articuladora e transformadora, que age como um elemento mediador entre o currículo e os professores, e os outros atores da educação. Tendo conhecimento dos professores e alunos com quem trabalha, da realidade sociocultural em que a escola se encontra e os demais aspectos das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola promovendo e contribuindo na formação continuada de professores.

As transformações científicas e tecnológicas levam a necessidade de discussão ética valorativa da sociedade apresentando para a escola a imensa tarefa de instrumentalizar os docentes e alunos para participar, das relações sociais e políticas. Atualmente na confrontação com novos desafios postos, que pedem uma radical mudança nos conceitos de ensinar e aprender, do aprender a aprender, ou melhor, administrar a didática pedagógica da escola para atingir os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico.

A Coordenação e Supervisão Pedagógica desenvolve a tranquilidade no ambiente de trabalho além do que, precisa construir uma prática pedagógica transformadora, humanista, libertadora, livre e justa, promovendo assim situações favoráveis ao desenvolvimento coletivo no ensino e aprendizagem no espaço escolar.

Cabe à Coordenação Pedagógica promover:

  • a vivência da proposta educativa;
  • a animação e a integração das atividades pedagógicas;
  • uma metodologia ativa e participativa;
  • o trabalho em equipe;
  • o bom desempenho do processo ensino-aprendizagem;
  • encontros para a orientação de pais, alunos, educadores e demais membros da comunidade escolar,  à manutenção das condutas pedagógicas;
  • encontros para a formação e capacitação dos docentes;
  • acesso e inclusão de novas tecnologias.

EQUIPE:

LEILA CUNHA

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

SIMONE ZAWACKI

Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental II

SÍLVIA DE SOUZA BATISTA

Coordenadora Pedagógica – Ensino Médio e Cursos Técnicos

    BIBLIOTECA DOM BOSCO

DSC01996

A Biblioteca Dom Bosco possui atualmente no acervo do Colégio aproximadamente 31.348 volumes. Dos  23.120 títulos,  11.792 são de literatura. O local oferece quatro jornais diários e 402  DVD´s.

As crianças contam com um espaço diferenciado, a Bibliotequinha, que tem  6.435 títulos infanto-juvenis, dispostos em um ambiente especialmente preparado para os jovens leitores. Todo o material está indexado e informatizado, e pode ser consultado pela internet.

A estrutura original da Biblioteca foi ampliada, comportando atualmente uma área de aproximadamente 1.000 m², 8966f279-7e1a-448b-b093-e6c23d8a19f7com ambientes destinados a trabalhos de grupo e individual, leitura de periódicos e cabines particulares para acesso a internet.

Clique abaixo e conheça o MORE – Mecanismo Online de Referências. O MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para 15 tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal.

ACESSAR MORE

 

Você pode acessar também a Britannica Escola, uma plataforma de ensino e aprendizagem para o Ensino Fundamental, que apoia o desenvolvimento de competências para estudantes do século XXI, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Clique abaixo e acesse um mundo infinito para suas pesquisas escolares:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA:
Segunda a sexta-feira, das 7h25min às 19h
Sábados, das 8h às 11h30min

Bibliotecárias Responsáveis:
– Maria José Coelho Perez – CRB 10/786

– Tatiane Branchelli Rosa – CRB 10/2442

Atendimento:
– Andréia Wolff Belmonte
– Desirée Enar Braga da Silva

EQUIPE:

MARIA JOSÉ PEREZ

Bibliotecária

DESIRÉE BRAGA DA SILVA

Auxiliar de Biblioteca

Andréia Wolff Belmonte

Auxiliar de Biblioteca

Tatiane Branchelli Rosa

Bibliotecária

 

INFRAESTRUTURA

PARCEIROS

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb