21/10/2021
O DECRETO Nº 54994 DE 17/01/2020 regulamenta a Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018, que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul.
Cientes deste compromisso, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, orientou seus dois estabelecimentos que comercializam refeições e lanches a estruturarem seus serviços seguindo as determinações da Lei.
Deste modo, tanto a Lancheria Dom Bosco quanto a La Cantina estão aptas ao cumprimento destas determinações tão importantes para a saúde de nossas crianças e adolescentes.
O tema também vem sendo abordado em sala de aula de forma interdisciplinar e o Colégio inclusive já vem aderindo a esta regulamentação em seus eventos e festividades, com a oferta de frutas e demais alimentos in natura. As ações vão ao encontro do Aqui eu Cuido – por um futuro acima da média, projeto do Colégio Dom Bosco que visa o cuidado consigo e com o próximo nas esferas social, emocional e física, o cuidado com o ambiente escolar e também com o meio ambiente, e demais atitudes que propaguem a cultura da paz.
O Aqui eu Cuido interliga projetos pedagógicos, eventos e demais atividades que fazem parte de nossa vida escolar, porque cuidar faz parte do nosso jeito de ser, agir e ensinar.
E hoje, 21 de outubro, data em que se se comemora o “Dia Nacional da Alimentação na Escola”, reinteramos a importância da família e escola atuarem juntas em prol desta causa, que visa a promoção da saúde e do bem estar de todos.
Segundo Letícia Cunha da Costa, nutricionista do Colégio Dom Bosco, “estudos mostram a relação direta de uma alimentação nutritiva com o bom desempenho escolar dos estudantes, uma vez que a nutrição adequada é necessária para a formação e o desenvolvimento do cérebro da criança, além de evitar doenças como a obesidade infantil”.
A profissional enfatiza que os hábitos saudáveis começam na infância e são fundamentais para o desenvolvimento, contribuindo de forma efetiva no processo de aprendizagem. “ Crianças bem alimentadas apresentam melhores níveis de atenção e concentração, o que resulta em melhores resultados cognitivos no ambiente escolar. Dessa forma, oferecer uma alimentação equilibrada no ambiente escolar é muito importante, tanto por fazer parte do processo de aprendizagem, quanto por formar bons hábitos para a família e amigos dos alunos”, explica Letícia.
“A escola e a família devem andar juntas e ambas são protagonistas no processo de educação alimentar e nutricional de uma criança”, conclui.
Notícias relacionadas
Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb