Colégio Dom Bosco na Feira do Livro de POA: confira como foi a participação dos alunos

O Colégio Dom Bosco participou no último dia 14 do Espaço do Conhecimento Petrobrás, dentro da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, apresentando Projetos Científicos frutos da pesquisa de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio:

CONHEÇA OS PROJETOS PARTICIPANTES:

Projeto 1 – Educação Infantil

A matemática e a química na arte de fazer pão

Turmas do Infantil 3 A e 3 B

Os alunos vão mostrar como a matemática e a química estão presentes no nosso dia a dia, até na produção de pães. Todas as etapas de confecção do produto, desde os processos biológicos, químicos e físicos, foram estudados pelas crianças. Para a quantidade dos ingredientes, as operações matemáticas foram trabalhadas pelos pequenos alunos neste projeto, a fim de que compreendessem que a interdisciplinaridade está presente em atos simples da rotina, inclusive na realização de uma receita.

Projeto 2 – Ensino Fundamental I

Os mistérios das PANCS ( Plantas alimentícias não convencionais)

Turmas do 4º ano

O projeto explora os  mistérios das PANCS (plantas alimentícias não convencionais) bem como as características e as possibilidades de usos das principais espécies deste tipo encontradas no Rio Grande do Sul. Essas plantas são de  propagação espontânea, encontradas em quintais, hortas, jardins e até mesmo em calçadas e muitas vezes desconhecidas do público em geral. E  as PANCS e nglobam desde plantas nativas até exóticas e silvestres com uso alimentício direto, na forma de fruto ou verdura, e  indireto, amido e óleo. A turma elaborou receitas com essas plantas e vai demonstrar o uso culinário das mesmas, com degustação de produtos e explicação das propriedades nutricionais.

Projeto 3 – Ensino Fundamental II

Canudos Comestíveis

Turma 91 – 9 º ano

Tecnologia a favor da sustentabilidade! Para diminuir o impacto do plástico na natureza, os alunos desenvolveram um projeto de canudos comestíveis.  A ideia surgiu a partir da lei que já está sendo aplicada em algumas cidades, que multa em R$3 mil comerciantes que utilizam canudos plásticos em seus estabelecimentos. Para a produção dos canudos comestíveis, foram utilizados ingredientes como  gelatina com sabor, amido de milho, água, filme de PVC e palitos de madeira. Esse canudo deve ser mantido congelado até a hora em que for utilizado e serve como alternativa aos produtos existentes no mercado.

Projeto 4 – Ensino Médio

Substituição do azeite de oliva pelo óleo de abacate

1º ano do Ensino Médio

O trabalho vai apresentar uma experiência que mostra a possibilidade de utilização de um óleo extraído da semente do abacate que possa vir a substituir o azeite de oliva na  culinária. O Brasil é um grande importador de azeite de oliva (bastante utilizado na culinária brasileira) e um grande produtor de abacate, um fruto com alto teor de gordura, que pode servir como alternativa na preparação dos mais variados pratos.

Toda a comunidade educativa está convidada para participar deste momento!