Como a alimentação pode ser nossa aliada? Confira as dicas da nutri do CDB

Eventos

   27/03/2020

A nossa saúde em geral está intimamente ligada com a alimentação. Em tempos de Coronavírus, manter hábitos alimentares saudáveis nos ajudam a  fortificar o sistema imunológico e a criar uma “barreira” de proteção contra gripes e outras doenças. A nutricionista do Colégio Dom Bosco, Letícia Costa, compartilha algumas dicas. Vamos conhecer?

  • Aumente o consumo de alimentos ricos em Vitamina C, como laranja, acerola, limão, manga, kiwi, morango, abacaxi, goiaba, entre outras.
  • Ingerir alimentos ricos em Selênio, importante mineral para a formação de antioxidantes retardando as ações dos radicais livres.
  • Exemplo: Feijão, ovos, carnes, pães integrais, aveia, semente de girassol, mas a maior fonte é a castanha do Pará.
  • Para termos uma boa saúde a recomendação é sempre optarmos por alimentos saudáveis!!
  • Evite frituras, doces, alimentos muito processados, refrigerantes, etc.

A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DOS ALIMENTOS:

Você sabe como fazer corretamente a higienização de frutas e verduras?

Essa forma de higienização deve ser feita sempre! Não só agora devido ao Coronavírus, pois é a única forma que elimina completamente qualquer patógeno. Então vamos lá!!!

  • Todas as verduras consumidas cruas e as frutas consumidas com casca, devem ser higienizadas com água sanitária. Qual o procedimento?

 

  • Retirar as partes não aproveitáveis, separar um a um, lavar em água corrente, colocar de molho numa bacia, sendo que para cada 1 litro de água se coloca 1 colher de sopa de água sanitária, esperar por 10 minutos, após isso enxaguar em água corrente.

 

  • Mas atenção, não é qualquer marca de água sanitária que pode ser utilizada, pode ser, por exemplo, a água sanitária da marca Alvex ® e Girassol ® . Verifique no rótulo a liberação para uso em alimentos.

 

  • Quais as verduras e frutas que precisam desse procedimento?

Frutas como: maçã, ameixa, pêssego, uva, goiaba, morango e etc (se forem consumidas com casca).

Verduras como: alface, agrião, rúcula, radite, repolho, tomate, rabanete, cenoura e beterraba quando servidas ralada e etc.

 

NUTRICIONISTA LETÍCIA COSTA – CRN 9826

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb