14 de julho é dia de festa! Você conhece a história da chegada dos Salesianos em nosso país?

Eventos

   14/07/2020

Chegada dos Salesianos no Brasil: 137 anos!

Em 1877, o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, foi pessoalmente a Turim pedir a Dom Bosco a vinda dos salesianos para a sua diocese.

Dom Lacerda os conhecera quando em 8 de dezembro de 1841 a primeira expedição missionária destinada à Argentina fizera escala no porto do Rio de Janeiro. Dessa forma, a primeira terra americana em que os salesianos puseram os pés foi o Brasil.

Da Argentina, os salesianos passaram, no ano seguinte, ao Uruguai; tinham como inspetor o Pe. Luís Lasagna, a quem Dom Bosco encarregara de atender ao pedido de Dom Lacerda.

Optou-se pela abertura de um instituto nas colinas do bairro Santa Rosa, em Niterói, e não no Rio de Janeiro, onde grassava a febre amarela.

No dia 14 de julho de 1883, um sábado, o vapor Oreno que, proveniente do Uruguai, entrou na baía de Guanabara, às 13 horas. Eram sete salesianos, mais o Pe. Lasagna, que os chefiava.

Acompanhados por amigos, um bonde especial levou-os ao bairro Santa Rosa. Apesar de muitas dificuldades e oposições a obra saiu-se vitoriosa.

(Fonte: PAULA, Antônio Pacheco de. Salesianidade. Brasília: CISBRASIL – CIB, 2008)
#Missionários #Missão #AméricadoSul #Argentina #Brasil #DomBosco #Juventude #Jovens #Salesianos #chegadadossalesianosnobrasil

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

Newsletter
Receba novidades em seu e-mail

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb