Conheça o que está sendo programado para o ano que vem. O futuro já é nosso!

Desde 2017 o Colégio está passando por uma série de mudanças, tanto na sua estrutura física quanto no trabalho pedagógico. A manutenção do prédio tem sido uma preocupação da Equipe Gestora mas reafirmamos que o mais importante na educação das nossas crianças e jovens são os valores e princípios que norteiam a Proposta Pedagógica da Instituição. Algumas inovações nesta área serão implantadas em 2020. Conheça-as!

– Robótica Educacional

A partir do Infantil 2 até o 9º ano/EFII, todas as turmas terão a Robótica Educacional dentro do currículo regular. Desenvolvimento do pensar tecnológico, iniciação à linguagem de programação e o fortalecimento do raciocínio lógico fazem parte da proposta, em uma parceria  RoboMind Robótica Educacional.

– Imersão no Idioma Inglês

Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio, o Projeto 4All – Inglês para todos, propõe uma imersão do estudante no Inglês. Novo material didático (fornecido pelo Colégio), aliado a uma proposta inovadora de aprendizado, integrando gramática, leitura, conversação e cultura do país estrangeiro, fazem parte da novidade. Para que seja implantado com sucesso, o projeto prioriza um aumento da carga horária para o EFII e EM. Veja como vai ficar!

ENSINO FUNDAMENTAL II

TURMAS DA MANHÃ 7h30 às 12h – uma vez por semana até 12h50

TURMAS DA TARDE – 13h30 às 18h – uma vez por semana até 18h50

ENSINO MÉDIO

TODAS AS TURMAS – 7h30 às 12h50

– Laboratório Maker

O Ensino Médio terá mais um ambiente de aprendizagem, um espaço compartilhado para que os alunos coloquem em prática ideias inovadoras, produzidas através de ferramentas variadas. No Laboratório Maker os estudantes vão exercitar a criatividade e o raciocínio lógico, fortalecendo os conceitos de coletividade e trabalho em grupo.

– Projeto Gabarita Dom Bosco:

Direcionado para o 2º e 3º ano/EM, o projeto é preparatório para o ENEM, prova da UFRGS e demais processos seletivos. Equipe de professores especializada em vestibulares e concursos, aulas em ambiente exclusivo, projetos de estudos individualizados e a opção de escolher as áreas do conhecimento que deseja focar são algumas das características do projeto.

– Novo Ensino Médio conforme a Base Nacional Comum Curricular

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, os alunos do Ensino Médio poderão escolher conteúdos relacionados com seus interesses e aptidões, seguindo os chamados “itinerários formativos”, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além de formação técnica e profissional.

– Turno Complementar:

Alunos do 6º ano a partir de 2020 também poderão frequentar o Turno Complementar, que vem repaginado! A cultura maker -“faça você mesmo”- vai dar o rumo dos projetos, que serão divididos por trimestres seguindo três temas:  Volta ao Mundo, Cinema e Trilhas do Saber – Impactos sobre a biodiversidade. Oficinas de artes, música, culinária, tecnologia e psicomotricidade seguem no currículo regular. LANCHE DA TARDE INCLUÍDO PARA OS ALUNOS DO TURNO COMPLEMENTAR. APROVEITE ESSA PRATICIDADE!

– Nautas

As turmas do Ensino Fundamental I têm um encontro marcado em 2020 com a Coleção Nautas. O novo material didático da Edebê, para alunos do 1º ao 5º ano, levará os estudantes a navegarem pelo processo de descoberta do mundo. O projeto Nautas espera que essa descoberta seja lúdica e cheia de encantamento, estimulando os jovens na busca de soluções criativas para os mais variados problemas. O material também aposta na aprendizagem maker e na metodologia STEAM como ferramentas de aprendizagem. O objetivo é desenvolver habilidades essenciais para a formação de cidadãos que viverão os desafios do século XXI.

– Pré Turno e Pós-Turno:

Alunos da Educação Infantil e 1º ano/EFI poderão desfrutar  em 2020 do  serviço de Pré-Turno, que funcionará das 12h até às 13h30 com monitoria pedagógica. O Pós-Turno seguirá atendendo alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos/EFI, das 17h30 às 19h.

– Projeto de Verão:

Férias divertidas na escola para alunos a partir de um ano de idade! O Projeto de Verão, sucesso em 2019, vem com novidades: oficinas de artes, música, culinária, tecnologia, teatro, dança e inglês são algumas das atrações, sem falar nas brincadeiras com água nos infláveis e nas divertidas saídas recreativas. Inscrições já abertas na Secretaria com vagas limitadas.

Segurança

O funcionamento simultâneo das duas recepções, com reforço e qualificação da equipe, vem garantindo maior segurança, conforto e conveniência nos momentos de entrada e saída dos alunos. Melhorias no sistema de monitoramento eletrônico, com treinamento de pessoal e uso de novas tecnologias, fundamentais para o controle de acesso no ambiente escolar, já são práticas constantes no Colégio, que está trabalhando também em um projeto de melhorias no estacionamento e áreas do seu entorno. Para segurança de todos, reforçamos a importância do uso correto do cartão de identificação, por parte dos alunos, e da biometria, pelas famílias.

Área Recreativa e Esportiva

O pátio é o coração de toda Casa Salesiana! 2020 irá começar com nossos espaços esportivos repaginados. As reformas e melhorias nas quadras externas e no Ginásio de Esportes já começaram, o que vai garantir para o próximo ano letivo mais segurança e conforto para a realização das práticas esportivas e recreativas, tanto nas áreas  externas quanto nas cobertas.