Enem Salesiano: oportunidade para o Terceirão vivenciar todo o processo do exame. Confira como serão esses dois dias de provas!

05/04/2019

O Simulado ENEM SALESIANO, elaborado em sintonia com o planejamento estratégico da RSB-Escolas, tem como objetivo principal preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

A RSB-Escolas busca consolidar a cultura de avaliação e aprimorar a gestão educacional, desta forma desde 2017 as escolas vêm aplicando o  Simulado Enem Salesiano em sala de aula.  De cada escola, foram selecionados os melhores textos, segundo o padrão Enem, para formar uma COLETÂNEA com 94 textos dissertativos, publicados em livro digital.

Sobre a PROVA

As provas do Simulado ENEM Salesiano 2019 serão aplicadas no formato impresso, para que cada estudante salesiano tenha a oportunidade de vivenciar, desde a sua inscrição, todos os processos que enfrentará para o Exame Nacional do Ensino Médio. A 5ª edição acontecerá nos dias 11 e 15/04/2019.

Provas OBJETIVAS

Como as provas do Enem oficial, a prova do ENEM Salesiano será constituída de 45 questões para cada Área de Conhecimento, somando em cada prova 90 questões. O conteúdo ou objeto de conhecimento terá foco na análise de situações-problema, que leva o participante a realizar operações mentais (habilidades) e a mobilizar os saberes cognitivos e conceituais (competências). A aprendizagem do aluno esperada é a da autonomia intelectual ao final da Educação Básica, mediada pelos princípios da cidadania e do trabalho.
Apresentamos um quadro com as áreas de conhecimento, o número das competências e das habilidades que compõem a Matriz de Referência do Enem, nossa referência para o ENEM Salesiano.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR

No primeiro dia, teremos a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação e no segundo dia, a prova de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Prova de REDAÇÃO

A Prova de Redação deverá ser escrita em texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Será corrigida por uma banca externa e, ao final desta edição do ENEM Salesiano, será produzida uma coletênea dos melhores textos.

MATERIAL REVISIONAL ENEM

O Material Revisional Enem é mais uma ferramenta pedagógica que possibilita um trabalho organizado e planejado na perspectiva do Exame Oficial.
O Enem, hoje, é uma referência para as escolas no sentido de desenvolver práticas educativas com foco nas habilidades e competências do estudante. E a aula expositiva vai sendo direcionada para uma AULA DIALÓGICA, pois não só os componentes curriculares, mas também as áreas de conhecimento podem e devem DIALOGAR no mesmo espaço com mais de um professor. O Material Revisional proporciona uma grande oportunidade para esse novo formato de aula, já que é estruturado a partir das questões do Enem, com a identificação da competência e da habilidade explorada nas referidas questões, além de trazer toda orientação necessária à resolução do item, ou seja, da questão.