Olimpíada de Foguetes: Ensino Médio alçando vôos cada vez mais altos

25/07/2017

O sábado (08/07) foi marcado por uma atividade interdisciplinar que reuniu alunos do Ensino Médio no estacionamento da escola: a Olimpíada de Foguetes! Alunos dos três níveis participaram da manhã de lançamentos, unindo conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática. Desde o início do ano as turmas foram estimuladas a pesquisar conteúdo para a criação de foguetes a partir de garrafas PET. Foram meses de estudos, preparações e testes, para que os protótipos efetivamente entrassem em movimento, utilizando processos químicos e físicos e tendo vinagre, bicarbonato de sódio, água e ar comprimido como combustível.

No sábado, os grupos apresentaram suas experiências, realizando lançamentos que atingiram até 100 metros de alcance. Para a realização da atividade, que foi prestigiada por muitos familiares, foram usados materiais como madeira, canos de PVC, fita isolante, papelão, balão e fios de cobre. O resultado deste trabalho credencia estudantes para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes. No evento, que faz parte da Jornada de Foguetes, atividade integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), alunos do Colégio Dom Bosco conquistaram em 2014 o título de vice-campeões. Confira como foi!