PONTES DE PALITO NO ENSINO MÉDIO: DESAFIO DE FÍSICA, DESAFIO PARA A VIDA! CONHEÇA O PROJETO!

03/06/2019

Dois fins de tarde especiais para as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio e suas famílias! Nos dias 30 e 31 de maio os alunos destes níveis apresentaram os resultados de um projeto iniciado este ano na escola, e que encantou a todos os envolvidos – estudantes, pais e professores: o 1º Desafio das Pontes de Palitos.
A proposta do professor Roberto Oppermann, dentro da disciplina de Física, foi realizada durante todo o trimestre, quando os jovens foram instigados a construir, em grupos, pontes com vão de 50cm utilizando palitos de picolé e cola de madeira.
Para a realização do trabalho eles precisaram aplicar conhecimentos prévios de física, pensando sempre na construção de um objeto que suportasse a resistência mínima de 20kg. O desenvolvimento de habilidades motoras finas, através do uso de ferramentas e técnicas para a construção da ponte, também foi uma das provocações do professor para os alunos.

Nos períodos de estudo e montagem, realizados desde o início do ano nas tardes de 4ª e 6ª feira no Laboratório, os grupos tiveram que planejar e montar protótipos das pontes e agora, ao finalizar o projeto, concluir a montagem da ponte definitiva e o tão esperado teste de resistência, que marcou recorde de 75 kg. Parabéns para todos, e que as pontes possam significar importantes caminhos que ainda estão por vir na vida de cada um!

Para ver todas as fotos, clique em nosso FLICKR – ÁLBUM COMPLETO.