Seres lendários invadem o 6º ano: mitos e lendas e a origem das antigas civilizações

26/07/2017

Pesquisar, entender as origens e reproduzir o figurino de seres  lendários, como heróis, ninfas e centauros, apresentando para a turma a origem destes mitos, relacionando fatos históricos, políticos, econômicos e sociais. Esta foi a tarefa proposta pela professora de História, Carmen Andrade, para as turmas do 6º ano. Os alunos voltaram no tempo, descobrindo que há mais de três mil anos quase não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para sanar essas dúvidas, os gregos criaram vários mitos, com o objetivo de poder passar mensagens para as pessoas, preservando assim a memória histórica de seu povo.

Para buscar um significado para os fatos, os gregos imaginavam uma série de histórias, que eram transmitidas através da literatura oral. Muitos destes mitos e lendas chegaram até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para a sociedade atual entender a trajetória da civilização da Grécia Antiga. Histórias como estas, riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais foram estudadas pelas turmas do 6º ano.

Cada aluno trabalhou a origem e importância de um mito, produzindo em casa, com o apoio das famílias, o figurino das figuras estudadas. E o que se viu em sala de aula foi um desfile histórico riquíssimo, com o conhecimento compartilhado entre todos.  O trabalho teve avaliação individual da pesquisa teórica e apresentação oral de cada um dos alunos. As turmas do 5º ano acompanharam atentas as explicações, inspirando-se para, no ano que vem, estarem a frente do mesmo trabalho.

Para ver todas as fotos clique na Galeria de Fotos.