Teoria e prática compartilhadas com a comunidade escolar: 13 de julho é dia de Mostra Científica

01/07/2019

Dia 13 de julho é a nossa Mostra Científica!  Venha prestigiar !

O prazer da investigação e da descoberta. A relação entre os diversos saberes, questionando, experimentando e aplicando. Teoria e prática lado a lado, despertando nos alunos o espírito questionador e a postura crítica.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os estudantes são desafiados a pensar, criar e redescobrir, aliando as teorias de sala de aula e as práticas de laboratório com as mais variadas situações do cotidiano.

Uma caminhada marcada por momentos de pesquisa individual, trabalhos coletivos e debates em grupo, tudo sob o olhar atento dos professores orientadores, que indicam caminhos e sugerem alternativas, mas deixam o aluno livre para atuar como protagonista da construção de seu projeto.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​E para socializar o resultado desta intensa jornada com a comunidade escolar, o Colégio Dom Bosco realiza anualmente a Mostra Científica, evento que dá visibilidade aos trabalhos, ao mesmo tempo em que contribui para a difusão do conhecimento entre estudantes, educadores e famílias. Uma atividade pedagógica e cultural, interdisciplinar, criativa e contextualizada, que dá significado real ao “aprender fazendo”, onde a comprovação ou não das hipóteses motiva nossos jovens a transformarem a sociedade em seus mais variados segmentos.

Objetivos:

• Fomentar atividades de iniciação científica nos alunos, visando ao desenvolvimento e a elaboração de projetos;
  • Divulgar a Cultura Científica no espaço escolar;
  • Estimular alunos e professores para produção de trabalhos investigativos; · Valorizar o trabalho docente interdisciplinar e contextualizado nas áreas de exatas e humanas;
  • Desenvolver o espírito crítico dos alunos;
  • Valorizar e estimular a criatividade dos alunos e professores