Viagem de Estudos 8º Ano – Missões

26/06/2018

Entre os dias 20 e 21 de junho, os alunos das turmas 81, 82 e 83, do 8º ano do colégio, participaram da Viagem de Estudos para a região das Missões Jesuíticas.

A saída foi organizada para que os estudantes pudessem aprofundar seus estudos referentes à formação histórica do Rio Grande do Sul e do Brasil, bem como se dá a preservação do patrimônio histórico, a formação da paisagem geográfica, a organização social e cultural dos indígenas; a partir do viés da observação e participação dos mesmos. A viagem de estudos integrou as disciplinas de História, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa.

A professora de ciências que acompanhou o grupo, Sula Miranda, relatou a importância e influência que a  alimentação e os costumes indígenas fazem no dia-a-dia do gaúcho. Além disto, ainda nos contou que fora percebida por ela e pelos estudantes, a falta de refeições que dialogam com as diferentes necessidades, nos restaurantes da região das missões: ou seja, a necessidade da implementação de alimentação sem glúten, sem lactose, diet, e outras que para nós, de Porto Alegre, já são parte da rotina de cidade grande.

A aluna Eduarda, da turma 81, contou que além da alimentação, percebeu a diversidade da cultura local da região, além de aprender diversas curiosidades dos hábitos e comportamentos indígenas que se fazem presente na nossa cultura local. Conta também a diferenciação entre as atividades da época da construção e utilização das missões, para os dias atuais.

Abaixo você encontra algumas foto, e no nosso FACEBOOK a galeria completa que conta com fotos de alunos e professores: os protagonistas do Dom Bosco.