Apresentação

O Ensino Fundamental I tem como objetivo a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando as futuras vivências com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas deste processo. A Proposta Pedagógica inovadora do Colégio Salesiano Dom Bosco está alicerçada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco e garante a continuidade do desenvolvimento integral da criança através de situações desafiadoras de aprendizagem que exijam a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas, estimulando novas formas de relação com o mundo.

O incentivo ao espírito investigativo e científico é demonstrado através de projetos de estudos desenvolvidos que contam com o apoio do material didático adotado pelo Colégio, o uso de metodologias ativas que evidenciam a autonomia dos estudantes e o uso da tecnologia a favor da aprendizagem.

INFRAESTRUTURA:

O Colégio conta com a infraestrutura física e profissional adequada para acolher as diversas formas de aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer, que são metas essenciais nesta etapa escolar. As salas de aula são amplas, arejadas e climatizadas. Além das salas, os estudantes desfrutam de espaços educacionais variados próprios para acolher os estudantes, além de favorecer as relações sociais, através do estabelecimento e do fortalecimento dos vínculos de amizade.

• Laboratório de Biologia
  • Sala de Robótica Educacional
  • Sala Temática de Inglês
  • Sala de Artes
  • Sala de Atividades Múltiplas
  • Quadra coberta para prática de esportes de equipe
  • Ginásio coberto
  • Praça com horta, árvores frutíferas, casa temática e brinquedos

AULAS ESPECIALIZADAS

Entre as oportunidades de aprendizagem destacam-se as aulas das disciplinas especializadas, planejadas para estimular o protagonismo do estudante, respeitar o emocional da criança e colaborar com o desenvolvimento integral do aluno.

• Língua Inglesa – projeto de imersão no Inglês com foco em conversação e oralidade
  • Iniciação Científica – aulas no Laboratório e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participação na Mostra Científica do Colégio e no Salão UFRGS Jovem
  • Tecnologia em sala de aula – atividades com jogos pedagógicos desenvolvidas em tablets
  • Robótica Educacional – desenvolvimento do pensar computacional
  • Musicalização – de forma intuitiva e lúdica , amplia a percepção para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia, trabalhando memória, criatividade, motricidade e concentração ( até o 4º ano)
  • Educação Física – contribui para a integração social, colabora para que os alunos adquiram autoconfiança e melhorem a autoestima e expressão corporal.

EQUIPE:

Nossa equipe docente é altamente qualificada e mantem-se em constante formação, acolhendo o estudante de forma integral.

• Professoras com formação superior
  • Professores de atividades especializadas
  • Serviço de Acompanhamento Disciplinar
  • Coordenação Pedagógica
  • Orientação Educacional
  • Pastoral Escolar
  • Atendimento Educacional Especializado
  • Apoio Pedagógico no turno inverso

MATERIAL PEDAGÓGICO:

Coleção Nautas – Editora Edebê

Proposta real de colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem. Construída de forma colaborativa:

• nas premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • no Sistema Preventivo Salesiano
  • aderente à metodologias inovadoras

Com este novo material os alunos serão convidadas a ser “nautas” no processo de descoberta do mundo, de forma lúdica, cheia de encantamento e que estimule estudantes a buscar soluções criativas para cuidar de nossa casa comum.

A Coleção Nautas também aposta na aprendizagem maker – faça você mesmo- e no STEAM como caminhos para desenvolver habilidades e competências essenciais para a efetiva formação de cidadãos que viverão os desafios do século XXI.

PERFIL DO ESTUDANTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em termos de sociabilidade, encontramos nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma mudança que intensifica os laços com os amigos na escola. Predomina a expressão gráfica do traço oblíquo, detalhamento e coordenação das estruturas no desenho da figura humana e a noção de profundidade. Com a maturação neurológica, desenvolve-se a capacidade de entender e explicar fenômenos naturais, a linguagem passa a ser fundamentada mais na verbalização e a memória se reorganiza com a inclusão da representação de novo vocabulário. Nessa etapa se instala o período das operações concretas, no qual ocorre uma transição do
pensamento ancorado na ação para o estabelecimento de estruturas lógicas mais gerais. Essa mudança resulta na capacidade de poder representar e exercitar ações no âmbito do pensamento, sob a forma de ideias. A criança passa a ter condições de planejamento e organização.