Ensino Fundamental II

Apresentação

No Ensino Fundamental II, o estudante vivencia uma educação integral, inspirada nos valores próprios da Pedagogia Salesiana e no Sistema Preventivo de Dom Bosco – Razão, Religião e Amorevolezza. Nossa proposta pedagógico-pastoral, prioriza o desenvolvimento de competências e habilidades em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, com o propósito de contribuir para que os estudantes tenham acesso à objetos de conhecimentos científicos, sociais e culturais, no contexto das diferentes áreas, visando o aprofundamento e a ampliação de seus repertórios e a formação de sujeitos críticos, responsáveis e éticos.

O Ensino Fundamental II, por meio das inúmeras ações pedagógicas e pastorais realizadas, contribui para a ressignificação das aprendizagens ocorridas nas etapas anteriores e o delineamento do projeto de vida dos estudantes, estabelecendo uma articulação com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro.
É uma etapa importante da Educação Básica, pois prepara os estudantes para a continuidade dos estudos no Ensino Médio, fortalecendo a sua autonomia e oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

DIFERENCIAIS

•  Plantão de Dúvidas
• Simulados
• Correção Textual Direcionada
• Robótica Educacional
• Projeto de Imersão no Inglês
• Tecnologia Educacional
• Metodologias Ativas

INFRAESTRUTURA

• Salas de aula climatizadas e com iluminação natural
  • Sala Interativa
  • Laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática
  • Sala de Robótica Educacional
  • Ginásio de Esportes
  • Pátio

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

A partir do 6º ano, os alunos utilizam o Material Didático Digital, que pode ser acessado através de tablet, notebook ou celular. Através da tecnologia, o estudante amplia as possibilidades de pensamento e comunicação, sendo o material um meio facilitador da resolução de tarefas e problemas. A versão digital oferece, além dos conteúdos do livro impresso, uma série de recursos multimídia como vídeos, Áudios, Textos extras, Jogos Educativos, Atividades interativas, Links, Mapas e Imagens.

CARACTERÍSTICAS:
• Permite ao professor e ao estudante expandirem os limites do livro e da escola;
• Potencializa o trabalho dos educadores, dinamizado as aulas em sintonia com a linguagem dos alunos;
• Diversificação da maneira de ensinar e de aprender;
• Diferentes contextos, leituras e interpretações sobre um tema ou conteúdo;
• Enfrentamento de desafios, aproximação com a ciência, compreensão da diversidade.

PERFIL DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Seguindo o fluxo do desenvolvimento humano, na etapa do Ensino Fundamental 2 acontece a transição das características da infância para a adolescência. Caracteriza-se por uma explosão de crescimento desencadeando transformações corporais, e cognitivas intensas, que impulsionam o ser humano rumo à adolescência. Ocorre modificações neurológicas, hormonais e físicas que resultam na maturação corporal. A criança já pode ver o mundo a partir da perspectiva do outro, ter atenção e lidar com uma gama mais ampla de informações. Começam as operações formais, no qual o desenvolvimento amplia-se para o pensamento abstrato. Significa que o jovem apresenta pensamento para operar de maneira formal, lógica, sistemática e simbólica. A utilização da linguagem é mais complexa. A conquista de uma nova identidade e a independência integram o indivíduo no mundo do adulto.

Ver todos