Grupo de Escoteiros

HISTÓRIA:

Tudo começou quando Pe. Décio Antonio Bona, fundador do Grupo Escoteiro, após visitar o JamPan (Jamboree Pan-americano) no Parque Osório, em 1986, veio com motivação para fundar um Grupo Escoteiro nas dependências do Colégio Dom Bosco, do qual ele era o Diretor. Ajudado por pais de alunos, entrou em contato com o Escritório Regional que forneceu todo apoio e estrutura. Assim, em maio de 1986, a licença provisório foi emitida, e o Grupo pode dar início às suas atividades, contando com as seções dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior. Em 16 de agosto de 1986, com a autorização definitiva, foi realizado o primeiro acampamento do Grupo, no Lar de Menores de Viamão, com a promessa escoteira dos primeiros jovens. Em 1988 surgiu-se a demanda para o Grupo trabalhar com uma Tropa Escoteira Feminina e Clã de Pioneiros, completando, assim, todas as Seções.Situado nas imediações do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre, o Grupo Escoteiro Dom Bosco conta hoje com mais de 80 membros registrados. As 04 Seções de Ramos atendem todas as faixas etárias de todos os Ramos que o Movimento Escoteiro proporciona.

Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil – Grupo Escoteiro Dom Bosco 191 – Acampamento de Grupo Sitio Rincao do Serro

Data da fundação
16/08/1986

Prêmios
Grupo Padrão Ouro 2014
Grupo Padrão Ouro 2013
Grupo Padrão Ouro 2012

O ESCOTISMO

Fundado por Robert Baden-Powell, em 1907, é um movimento educacional de jovens, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, que valoriza a participação de todas as origens sociais, etnias e crenças.

FAIXAS ETÁRIAS DE PARTICIPAÇÃO

Ramo Lobinho – 6,5 anos aos 10,5 anos
Ramo Escoteiro – 11 anos aos 14,5 anos
Ramo Sênior – 15 anos aos 17,5 anos
Ramo Pioneiro – 18 anos aos 20,5 anos
Escotistas e Dirigentes – após os 21 anos

FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Propósito:
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam o próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Missão:
Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do Método Escoteiro, para a vivência da cidadania e construção de um mundo melhor.

Princípios:
Os Princípios do Escotismo estão definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
1.    Dever para com Deus – adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais;
2.     Dever para com o Próximo – lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercidas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente;
3.    Dever para consigo mesmo – responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento;