Nossa história

O Colégio Dom Bosco de Porto Alegre faz parte de um imenso número de instituições da Congregação Salesiana, espalhadas por mais de 130 países. Sua fundação insere-se em um  contexto de grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do Século XX.

O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e também, uma juventude abandonada. Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que em 1942 chega a Porto Alegre o P. José Mássimi .

Após uma exitosa passagem por Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, P. Mássimi (foto), sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes. Em 1943, após conseguir com o prefeito Loureiro da Silva um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada – P. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, nome inicial do Colégio Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto.

Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica.
De lá para cá, muito se fez.

Hoje, o Colégio Salesiano Dom Bosco é referência na educação gaúcha, com uma estrutura predial e pedagógica extremamente organizada e moderna, oferecendo serviços eficientes por meio de um corpo docente de alta qualidade e um sistema de informações conectado com o mundo, em constante evolução.

Ver todos