Metodologias Ativas

No Colégio Dom Bosco o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa. Para que isso aconteça de forma dinâmica, são utilizadas diversas Metodologias Ativas estimulando o estudante a ter responsabilidade pela construção do próprio saber.  O estudante ocupa o centro da ação educacional e o conhecimento não é apenas transmitido, é construído, por todos. Com o uso das metodologias ativas o aluno é colocado como sujeito histórico da ação, com papel ativo, tendo suas opiniões  valorizadas e seus conhecimentos prévios como pontos de partida para a construção do saber. E qual o papel do professor ? Ele entra como facilitador, alguém que guia o estudante por esta estrada, auxiliando e permitindo que ele aprenda mais pela autonomia.