Novo Ensino Médio: é chegada a hora da mudança!

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre lançou na noite desta quarta-feira, 7 de julho, o projeto do Novo Ensino Médio para 2022.

É chegada a hora de ressignificação desta etapa de ensino e o novo formato coloca o jovem no centro da vida escolar, promovendo uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o desenvolvimento integral do estudante. Incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do aluno por suas escolhas e seu futuro estão na pauta do projeto, que será implantado de forma gradativa em nossa escola, iniciando no ano que vem com as primeiras séries.

Todas as novidades foram apresentadas aos professores, em uma reunião que colocou o tema “luz” no centro dos trabalhos, convidando todos a iluminarem-se e fazerem brilhar a luz do próximo nesta caminhada que está apenas começando e será cheia de desafios.

O novo Ensino Médio trará a garantia de aprendizagens essenciais e comuns a todos, referenciadas na BNCC, mas vai ofertar também itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente e o estudante poderá escolher, entre os diferentes percursos, a formação que mais se ajusta às suas aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida.

Nosso objetivo é que esta jornada seja trilhada em parceria – Colégio, estudantes e famílias – levando nossos jovens ao seu potencial máximo, ampliando o olhar sobre as inúmeras possibilidades de construção do conhecimento.

Para a execução deste processo, a Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional do Ensino Médio elaboraram um plano de ação com várias etapas, envolvendo formação de professores, pesquisas e reuniões com as famílias, rodas de conversas com os estudantes e muito mais. Todas as ações seguem às diretrizes da Rede Salesiana Brasil de Escolas e à legislação educacional ( Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 e Lei 13.415/17 sobre o Novo Ensino Médio).

Acompanhe em nossos canais oficiais toda essa movimentação e fique por dentro das novidades e mudanças que vem por aí!