Como organizar a rotina alimentar em tempos de pandemia

COMO ORGANIZAR A ROTINA ALIMENTAR DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

A pandemia muito rapidamente modificou nossa rotina e o que não podemos fazer é deixar de lado a nossa saúde e a dos pequenos.

Quantas vezes você pesnou em ter mais tempo em casa para se dedicar a alimentação dos filhos? Vamos aproveitar esse momento de reclusão?

Mas para que dê certo é necessário que nos organizemos!

Abaixo 5 dicas simples que podem te ajudar nessa organização dessa rotina com  as crianças.

 

– Tenha horários para as refeições

Estabelecer horários para as refeições, considerando o período de sono da criança. As crianças só comem quando têm fome! Você já deve ter percebido que, se ela comer meia dúzia de biscoitos fora de hora, não haverá conversa que fará ela comer todo o prato de almoço, mesmo que seja seu prato preferido. Tente distribuir as refeições principais — café da manhã, almoço e jantar — além dos lanches intermediários.

 

– Valorize o ambiente adequado

 

Ter um ambiente tranquilo, longe de distrações como:  televisão,  notebook, celulares que criam um ambiente nada saudável para os pequenos. Esses estímulos fazem com  que a criança não preste atenção na comida e não mastigue direito. A criança perde a noção da quantidade de alimento que está consumindo e passa a comer mais do  que necessário para saciar a fome. Esta é uma das grandes responsáveis pelo sobrepeso e obesidade infantil.

Aproveitando este momento de isolamento e reclusão, o ambiente tranquilo e longe de distrações reforça o vínculo familiar quando todos dividem a mesa para um momento mais tranquilo na companhia daqueles que amamos.

 

 – Misture alimentação e diversão

Mesmo seguindo os horários que você estabeleceu, a criança ainda não está lá muito interessada pela refeição? Então, vamos fazer a “hora da refeição” se tornar uma brincadeira divertida!

Você não precisa de longos tempos . O fato de estar ao lado do seu filho, de ouvir o que ele tem pra te contar sobre algo que aconteceu com ele, de contar algo bacana sobre você para ele, de inventar uma historinha na hora da refeição só para ele comer, de chamá-lo para colocar os pratos ou garfos na mesa, para estender a toalha na mesa,  dizer o quanto você o ama e arrancar- lhe um sorriso já é o suficiente para fazer seu filho feliz.

 – Atente à quantidade de comida

Nós, mães, temos muitas coisas em comum, e uma delas é a luta diária por “só mais uma colherada”.  Filho, essa é a ultima colherada, eu prometo! Quem já se viu nessa situação? Essa preocupação é mesmo importante, mas temos que pensar que todos os artifícios utilizados para que a criança coma mais, gera um cansaço e uma frustração para os dois lados. O importante é manter o equilíbrio das porções que são servidas à criança. Se ela estiver se desenvolvendo e os exames estiverem normais, não há motivos para preocupação.

 – Dê o exemplo

Se queremos que nossos filhos tenham hábitos saudáveis, devemos dar o exemplo. Para se ter uma rotina alimentar infantil, os pais devem dar o exemplo de hábitos saudáveis. As crianças se espelham em nossas atitudes. Nós adultos somos sua referência.

Agora, para colocar essas dicas em prática, nada melhor do que nos organizarmos, pois assim fica muito mais fácil engajar a família na rotina alimentar.

** Nutricionista Letícia Cunha Costa

 

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb