Eco Clube: Colégio Dom Bosco é ponto de coleta para reciclagem. Conheça os projetos!

Desde 2021 o Colégio Dom Bosco faz parte da Aliança Verde Dom Bosco – um coletivo internacional de jovens das instituições da família Salesiana, que contribuem para a ação, o pensamento e a política ambiental global.

O objetivo da Aliança, que foi fundada em 2018, é criar um ambiente que seja seguro e que cuide de toda a vida no planeta. Construir uma nova geração de cidadãos e líderes comprometidos com o meio ambiente. Muito nos alegra receber este selo, ou seja, saber que as ações desenvolvidas com nossos alunos impactam positivamente na vida dos jovens e na sociedade como um todo.

Dentro desta cultura do cuidado nasceu o Eco Clube, iniciativa do Curso Técnico de Meio Ambiente e do Colégio Dom Bosco, que busca implementar ações  de sustentabilidade e entre elas está a reciclagem. Nossa escola agora é um “eco ponto”, ou seja, um ponto oficial de reciclagem de óleo de cozinha usado e de eletroeletrônicos.

Eletroeletrônicos danificados, que não possuem mais utilização, devem ser descartados de forma consciente e adequada.

Quais são os Eletroeletrônicos que podem ser descartados no Colégio? Veja a lista completa – clique no link abaixo!

Relação de produtos eletroeletronicos – ANEXO I – D10240

E para descartar o óleo de cozinha, como proceder?

1 –  Espere o óleo esfriar;

2 – Armazene o mesmo em garrafas pet com tampa;

3 –  Certifique-se que as garrafas estejam devidamente fechadas;

4 – Descarte em nosso local de coleta.

Este é o nosso Ecopoint e a turma do Curso Técnico em Meio Ambiente recebeu com entusiasmo o Ponto de Coleta.

Ponto de Coleta: Longa vida (cartonadas)

Além da reciclagem dos produtos acima citados, o Colégio Dom Bosco é também ponto de coleta de embalagens longa vida (cartonadas). Através da reciclagem das caixas são produzidas fibras 100% naturais que transformam-se em papel toalha utilizado nos sanitários. Quais embalagens podem ser descartadas no Colégio Dom Bosco?

caixa de Leite – Sucos – Chás – Água de coco – Produtos lácteos – Extratos de tomate – Sopas – Comidas prontas – Ração animal.

Como Descartar?

1 – Elimine todo o conteúdo da caixa;

2 – Use um pouco de água para retirar os restos orgânicos da embalagem;

3 – Amasse a embalagem para não ocupar espaço no lixo;

4 – Descarte na urna destinado ao papel.

 

Ponto de coleta de tampinhas plásticas

Nossa escola também recolhe tampinhas plásticas. Toda a comunidade educativa (estudantes, famílias e professores) pode fazer a doação. O grupo de voluntariado da AJS – Articulação Juvenil Salesiana faz a coleta, separação e entrega, juntamente com os colegas da AIS (Articulação Infantil Salesiana). As doações vão para o Novo Lar, que realiza a venda das mesmas para  arrecadar recursos financeiros para a manutenção de suas atividades junto aos jovens em situação de vulnerabilidade social de Viamão.

Quais tipos de tampinha podem ser descartadas ?

Tampinhas plásticas refrigerante – suco – leite – xampu – margarina – remédios – bombona de água – produtos de beleza e limpeza – iogurtes e muitas outras.

Como Descartar?

Lave as tampinhas para não deixar resíduos de produtos e coloque em nossa urna!

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb