Outubro: Mês Missionário – Conheça o significado desta data para a Igreja e para os Salesianos

Na Igreja Católica, o mês de outubro é dedicado às Missões. Em 2021, o Mês Missionário terá como tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A celebração é preparada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) com a colaboração da CNBB, Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional.

O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).

Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.

A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

 

 Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor,

compaixão e missão. Nós te suplicamos:

Derrama a luz da tua esperança sobre

a humanidade que padece a solidão, a pobreza,

a injustiça, agravadas pela pandemia.

Concede-nos a coragem para testemunhar,

com ousadia profética e crendo

que ninguém se salva sozinho,

tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo,

missionário do Pai.

Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família,

inspirem-nos a sermos missionários

da compaixão e da esperança.

Amém.

 

Dia Missionário Salesiano

Para a Congregação Salesiana o mês missionário também tem um significado especial. Desde 1988 é proposto para toda a Congregação Salesiana o Dia Missionário Salesiano. Neste dia, normalmente realizado no mês de outubro por ser o mês missionário para a Igreja Católica, as comunidades salesianas têm a oportunidade de conhecer uma realidade missionária específica.

 

Qual o significado?

Desde 1926 se celebra na Igreja universal o Domingo Missionário Mundial. A partir de 1988 é também proposto um tema missionário para toda a Congregação Salesiana. As comunidades salesianas têm assim a oportunidade de conhecer uma realidade missionária específica. É um momento forte para a Animação Missionária nas Comunidades salesianas inspetoriais e locais, nos Grupos juvenis e na Família Salesiana. É uma oportunidade para envolver a comunidade SDB e as comunidades educativo-pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando a cultura missionária.

 

Para quê?

Para dar um impulso à Animação Missionária, oferecendo uma proposta que se tome um projeto anual concreto. Para ajudar a Família Salesiana inteira a conhecer o trabalho missionário da Congregação, abrir os olhos para as novas realidades missionárias, superar toda tentação de fechar-se no próprio território ou contexto e lembrar-se do respiro universal do carisma salesiano. “As atividades de formação sejam sempre orientadas para os seus fins específicos: informar e formar o Povo de Deus para a missão universal da Igreja, fazer nascer vocações ad gentes, suscitar cooperação para a evangelização.” (João Paulo II, Redemptoris Missio, 83).

 

Quando?

A proposta é que seja próximo de 11 de novembro, data do Primeiro envio missionário (1875). Procuremos criar comunhão nesta animação missionária, tal como se faz em outubro, mês missionário da Igreja. Se não for possível nesta data, a Inspetoria escolherá uma data ou período que se adapte melhor ao seu ritmo e calendário. É importante proporcionar um itinerário educativo-pastoral de algumas semanas – no qual o Dia Missionário Salesiano constitua o ponto culminante. O DMS é a expressão do espírito missionário de toda a Comunicadade Educativo-Pastoral, mantido vivo todo o ano com diversas iniciativas.

Nos últimos anos o Dia Missionário Salesiano (DMS) deteve-se a atuar o tema do Primeiro Anúncio, enquadrando cada ano um Continente: Oceânia (2016), América (2017), Ásia (2018) e África (2019). Para encerrar o sexênio, a área de referência em 2020 está sendo a Europa, através especificamente dos Oratórios e dos Centros Juvenis.

“O oratório é um ambiente educativo que se abre, com ardor missionário, aos meninos e aos jovens” – afirmam os Regulamentos Gerais Salesianos (n. 11).

A força educativa e evangelizadora desta típica presença salesiana continua a ser, hoje como ontem, uma proposta missionária vivaz e atual para a Juventude europeia. É uma Igreja oratoriana ‘em saída’, que se abre ao mundo juvenil circunstante, amando o que jovens amam, a fim de que os jovens possam amar aquilo que os Salesianos amam acima de todas as demais coisas: o Senhor Jesus Cristo.

Este Dia Missionário quer também estimular todas as Inspetorias dos cinco Continentes a assumir com amor essa presença original de Dom Bosco, como caminho fundamental de encontro com crianças, adolescentes e jovens, onde – na gratuidade, na liberdade, no clima de família de uma pastoral criativa – a Comunidade Educativo-Pastoral salesiana tem a oportunidade de os aproximar, acompanhar e educar, anunciando a Boa Nova de Jesus a todos aqueles com os quais Deus permite se encontrar.

“Dom Bosco viveu uma típica experiência pastoral no seu primeiro Oratório, que foi para os jovens casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria. Ao realizarmos hoje a nossa missão, a experiência de Valdocco continua critério permanente de discernimento e renovação de cada atividade e obra” (Const. 40).

 

Para saber mais sobre o mês missionário, você pode acessar:

https://docs.google.com/document/d/1tVg16oSDbByldXPPF8qAToaI6LezReXx/edit?usp=sharing&ouid=108502166841167447536&rtpof=true&sd=true

 

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20210106_giornata-missionaria2021.html

 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLD5wyi3TaYpD6n2Mq4wNA4T2KPZbmkaiZ

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb