Semana Pedagógica 2021

Entre dos dias 17 e 19 de fevereiro a equipe de educadores do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre estará reunida para mais uma Jornada Pedagógica. O encontro inicia na 4ª feira, 17/02, com Acolhida e Celebração com foco na Estreia 2021. “Movidos pela esperança: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5) é o tema que o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, escolheu para a mensagem dos Salesianos para 2021. Um símbolo da resposta salesiana a atual situação gerada pela pandemia.

O dia será marcado pela presença de Ana Cristina Sofiati. A gestora pedagógica da Inspetoria São Pio X irá coordenar grupos de trabalho sobre dois tópicos: Estudos sobre Planejamento e Avaliação: Desafios da Contemporaneidade, envolvendo as equipes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Técnico.

Já na 5ª feira, 18/02, a Acolhida e Celebração vai abordar a Campanha da Fraternidade 2021, que traz como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e tem o  lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

Neste dia as equipes irão trabalhar com o AEE, Atendimento Educacional Especializado, TE, Tecnologia Educacional, além de planejamentos específicos por áreas e níveis. A Coleção Rotas, novo material da Editora Edebê para o EFII, lançado para o mercado educacional neste ano, será estudada pelo grupo do 6º ao 9º ano e a tarde encerra com um momento especial de reflexão. O Colégio Dom Bosco irá receber, dentro do Projeto Aqui eu Cuido,  o Mestre em Educação Gustavo Balbinot, filósofo, teólogo e compositor que trabalha com os temas na área de Relações Humanas, Cultivo da Interioridade, Dimensões do Cuidado Humano,
Gestão e Espiritualidade e através da música traduz suas reflexões e busca despertar para o divino na vida cotidiana.

No turno da noite a equipe irá participar do tradicional Encontro das Escolas Católicas da Zona Norte. O evento, que este ano será virtual, irá abordar o Pacto Educacional Global. O momento será conduzindo pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB Nacional e Bispo referencial para Educação e Cultura CNBB Regional Sul 3, Dom Leomar Antonio Brustolin.

O último dia de Jornada Pedagógica traz a Missionariedade como enfoque para a Acolhida e Celebração matinal. Na sequência os grupos irão dar continuidade aos trabalhos com o AEE e TE e as equipes do Projeto Gabarita e de novos educadores irão participar de momentos individuais com seus coordenadores.