Um mês dedicado às vocações: chegou agosto!

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o Mês Vocacional. Instituída na 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no ano de 1981, a celebração foi criada com o objetivo principal de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. A cada ano, há uma inspiração a ser refletida no período pela Igreja no Brasil, sendo que em 2021, o tema é “Cristo nos envia e nos salva”. O tema surge da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema para o período é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Cada semana aborda uma temática, vamos conferir ?

1ª semana do Mês Vocacional (01/08)

Na primeira semana do mês vocacional, é recordada a vocação dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados), proporcionando uma reflexão sobre a importância da vocação sacerdotal para a Igreja, rezando a Deus para que envie padres capacitados para cuidar das milhares de comunidades espalhadas pelo Brasil.

 

 

2ª semana do Mês Vocacional (08/08)

Nesta segunda semana do mês vocacional temos uma dupla celebração: lembramos e homenageamos com muito amor e carinho os nossos pais e também lembramos da vocação familiar e matrimonial: ser um bom pai e uma boa mãe trata-se também de uma vocação. Pai e mãe, em sintonia, são os pilares para filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é fundamental para a sociedade como um todo. Cabe aos pais, com amor, compaixão e fé, fazer do seu lar um ambiente que vive o caminho de verdade, justiça e paz de Jesus Cristo.

 

3ª semana do Mês Vocacional (15/08)

A terceira semana do mês de agosto, na dimensão vocacional, é dedicada à vocação da vida consagrada. São homens e mulheres, normalmente chamados de irmãos, irmãs, frades, freis, freiras, que “escolheram o caminho do seguimento de Jesus Cristo para se dedicarem a ele de coração indiviso”, que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação, nascem carismas e atuações enriquecedoras por meio de pessoas que buscam viver perseverantes em seus votos de castidade, obediência e pobreza. São símbolos do amor e da entrega que o ser humano é capaz de fazer ao Senhor!

 

4ª semana do Mês Vocacional (22/08)

Na quarta e última semana do mês vocacional celebra-se a vocação de todos os leigos que, entre responsabilidades com a família e um trabalho formal, dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários. Seja na catequese, liturgia, ministério de música, ações de caridade ou nas diversas pastorais existentes, os leigos são aqueles que têm consciência do chamado de Deus e participam ativamente da Igreja, contribuindo para a caminhada e o crescimento da comunidade. Os leigos e leigas são chamados a ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14) nos setores sociais – na relação com outras pessoas, no trabalho, na educação, na economia, na política.

 

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb