Educação Infantil

Turno Complementar

1 a 9 anos
Educação Infantil

A proposta pedagógica inovadora do Colégio Dom Bosco incentiva a descoberta, a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da linguagem oral, do espírito científico e das habilidades de convivência em grupo, tendo como alicerce o Sistema Preventivo de Dom Bosco. As brincadeiras e o afeto permeiam os projetos que são desenvolvidos, considerando os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da criança onde ela CONVIVE, BRINCA, PARTICIPA, EXPLORA, EXPRESSA E SE CONHECE através de interações e muitas atividades que envolvem seu espaço de convivência com os colegas e educadores.

// Língua Inglesa – projeto de imersão no Inglês a partir da Educação Infantil

// Iniciação Científica – aulas de ciências e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participação na Mostra Científica do Colégio e no Salão UFRGS Jovem

// Tecnologia em sala de aula – atividades com jogos pedagógicos desenvolvidas em tablets

// Robótica Educacional – desenvolvimento do pensar computacional

// Educação Física – contribui para a integração social, colabora para que os alunos adquiram autoconfiança e melhorem a autoestima e expressão corporal.

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I tem como objetivo a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando as futuras vivências com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas deste processo. A Proposta Pedagógica inovadora do Colégio Salesiano Dom Bosco está alicerçada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco e garante a continuidade do desenvolvimento integral da criança através de situações desafiadoras de aprendizagem que exijam a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas, estimulando novas formas de relação com o mundo.

O incentivo ao espírito investigativo e científico é demonstrado através de projetos de estudos desenvolvidos que contam com o apoio do material didático adotado pelo Colégio, o uso de metodologias ativas que evidenciam a autonomia dos estudantes e o uso da tecnologia a favor da aprendizagem.

// Língua Inglesa – projeto de imersão no Inglês com foco em conversação e oralidade

// Iniciação Científica – aulas no Laboratório e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participação na Mostra Científica do Colégio e no Salão UFRGS Jovem

// Robótica Educacional – desenvolvimento do pensar computacional

// Musicalização – de forma intuitiva e lúdica , amplia a percepção para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia, trabalhando memória, criatividade, motricidade e concentração ( até o 4º ano)

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, o estudante vivencia uma educação integral, inspirada nos valores próprios da Pedagogia Salesiana e no Sistema Preventivo de Dom Bosco – Razão, Religião e Amorevolezza. Nossa proposta pedagógico-pastoral, prioriza o desenvolvimento de competências e habilidades em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, com o propósito de contribuir para que os estudantes tenham acesso à objetos de conhecimentos científicos, sociais e culturais, no contexto das diferentes áreas, visando o aprofundamento e a ampliação de seus repertórios e a formação de sujeitos críticos, responsáveis e éticos.

// Plantão de Dúvidas

// Simulados

// Correção Textual Direcionada

// Robótica Educacional

// Projeto de Imersão no Inglês

// Tecnologia Educacional

// Metodologias Ativas

// Laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática

Ensino Médio

No Ensino Médio, o estudante vivencia uma educação integral, inspirada nos valores próprios da Pedagogia Salesiana e no Sistema Preventivo de Dom Bosco – Razão, Religião e Amorevolezza. Para a etapa do Ensino Médio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Dom Bosco apresenta um percurso pedagógico de aprofundamento em cada Área do Conhecimento:

• Linguagens e suas Tecnologias:
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

// Imersão no Idioma Inglês

// Laboratório Maker

// Robótica Educacional (trabalho por projetos)

// Simulado Trimestral

// Produção textual

// Iniciação Científica

// Pastoral Escolar

Turno Complementar

Através de uma rotina flexível, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental até o sexto ano, participam de atividades recreativas, socializadoras e culturais. Além do horário para a realização do tema de casa, na rotina do Turno Complementar há períodos para pesquisa e leitura na biblioteca, aula livre e orientada nos Laboratórios, jogos e atividades lúdicas na praça e no pátio, higiene, lanche e almoço, horário de descanso e orientações para o desenvolvimento de hábitos e atitudes.

// A alimentação (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde) é oferecida pelo Colégio e realizada na cantina própria da escola. O cardápio é disponibilizado mensalmente às famílias pela agenda digital.

// O trabalho pedagógico desenvolve-se através de Projetos de Estudos, de forma cooperativa, onde alunos e monitores, planejam e realizam as atividades.

// Oficinas de música, inglês, educação física, artes, culinária e tecnologia educacional, distribuídas em horários diferenciados com professores especializados.

Inovação, evolutação e realização

Criatividade e