Projetos

LÍDERES DE TURMA E CONSELHO DE ESTUDANTES: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

O Conselho de Estudantes, regido por um Estatuto próprio, trata-se de um grupo formado representantes dos líderes de turma (6º ano ao 3º do Médio e cursos técnicos) e um representante da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) escolhidos pela própria turma ou grupo, em um trabalho realizado em conjunto pelos Serviços de Animação Pastoral e Orientação Educacional. O Conselho de Estudantes participa de capacitações para exercer sua liderança em um contexto salesiano e se torna porta voz dos estudantes, dinamizando o diálogo entre estudantes e Grupo Gestor da escola para que tenham garantido um espaço de escuta de suas necessidades enquanto corpo discente. O acompanhamento sistemático do Conselho de estudantes é realizado pelo SAP.

BOM DIA E BOA TARDE: Todos os níveis.

A prática do Bom Dia ou Boa Tarde tem sua origem numa tradição Salesiana iniciada pela mãe de Dom Bosco, Margarida Occhiena, quando por ocasião da acolhida a um jovem no Oratório São Francisco de Sales, em Valdocco/Itália, em meados do Século XIX, ela preparou a cama para o jovem e aproveitou a oportunidade para dizer-lhe algumas palavras a respeito da necessidade do trabalho, da honradez e da religião. Atualmente essa prática destina-se a um momento no qual os estudantes recebem alguma mensagem ou conselho sobre determinado assunto. No Colégio Salesiano Dom Bosco os “Bons Dias” e “Boas Tardes” são realizados por níveis de ensino, semanalmente. Cada turma é responsável por compartilhar com as demais uma mensagem de sua própria escolha.

RECREIO AMIGO: Todos os níveis

Realizado uma vez por mês, o Recreio Amigo tem por objetivo proporcionar uma maior integração entre estudantes e educadores. A prática consiste em um tempo maior de recreio, com atividades de lazer apresentação de talentos organizadas pelo Conselho de Estudantes.

ESCOLAS QUE SE CUIDAM: Participantes da AJS e Grupo de Mães Solidárias

Iniciado a partir da identificação comum dos dois grupos com a realidade da Escola Cecília Meirelles, na cidade de Gravataí, RS, desde 2019 o projeto apresenta hoje um formato estruturado e articulado, mas a sua origem remete ao ano de 2016, em uma ação realizada pelos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A pergunta central que move o projeto é: “Como ajudar a escola Cecília Meireles a dar melhores condições de ensino aos seus estudantes?” Sendo assim, ações como as seguintes já foram realizadas: campanha de arrecadação de livros; pintura da praça externa; pintura do piso de uma nova sala de aula; celebração do Dia das Crianças e Natal, através da realização de “Oratórios Festivos” (tardes de brincadeiras e gincanas, organizadas pelos estudantes do Colégio Dom Bosco); campanha de arrecadação de brinquedos e de material escolar. Existe no Colégio Dom Bosco um ponto permanente de doações. Todo o material arrecadado é separado e organizado para as doações.

ESCRITA E CUIDADO: 9º ano do Ensino Fundamental

O projeto tem como objetivo geral atuar de forma preventiva em situações que envolvem a autoestima e o bullying e também a valorização da vida, através da escrita e troca de cartas entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promover a partilha de experiências de vida entre os estudantes;
  • Colaborar na prevenção de ações decorrentes da baixa autoestima dos estudantes;
  • Fortalecer a prática da valorização da vida, através da troca de experiências;
  • Identificar, auxiliar e fortalecer o desenvolvimento emocional de estudantes;
  • Desenvolver a habilidade da escrita, elaboração de ideias e interpretação de texto.

JUSTIFICATIVA: A autoestima é uma questão difícil de ser trabalhada em qualquer fase da vida. É algo normal do ser humano tentar se comparar com quem está a sua volta e, consequentemente, se sentir inferior por isso. A autoestima tem origem na imagem e na percepção que temos de nós mesmos e está associada tanto a aspectos da personalidade quanto às influências ambientais. Ter uma autoestima elevada transmite confiança e gera motivação e empenho para o alcance de objetivos. Por outro lado, ter a autoestima rebaixada pode acarretar em situações de risco e desmotivação para os estudos. Durante a infância e adolescência a questão da autoestima é algo mais latente. Por isso a sala de aula deve ser um ambiente confortável e estimulante, que motive a autoestima dos estudantes, mostrando sua importância para o coletivo.

 

SEMANA DA CIDADANIA: Ensino Médio

A Semana da Cidadania é uma atividade permanente e ecumênica, marcada por atividades concretas que desenvolvam o exercício da cidadania por parte de adolescentes e jovens, envolvendo diversos segmentos da sociedade. Desde 1995 esta atividade é promovida anualmente, em abril, sempre na semana que compreende os dias 14 ao 21. Tem seu tema definido a partir da Campanha da Fraternidade.

 

ORATÓRIO FESTIVO: Para toda a comunidade educativa (educadores e seus familiares, estudantes do CDB e seus responsáveis)

No primeiro sábado de cada mês o Colégio Dom Bosco mantém suas portas abertas, proporcionando à toda a comunidade educativa um espaço de lazer e convivência.

Horário: das 14h às 18h. Acesso mediante crachá ou biometria.

 

ACOMPANHAMENTO PASTORAL DOS EDUCADORES: um encontro semestral.

OBJETIVO GERAL: Oferecer um ambiente seguro e acolhedor no ambiente de trabalho, proporcionando a socialização e fortalecimento de vínculos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar espaços e momentos que proporcionem o autoconhecimento e a consciência acerca das próprias emoções;
  • Promover a importância de cuidar das relações interpessoais e de estabelecer uma atitude de companheirismo e cooperação entre os educadores;
  • Fortalecer vínculos afetivos através da partilha e da reflexão;
  • Favorecer o diálogo e a escuta entre os profissionais.

 

VIVÊNCIA DE GRUPO: Todos os níveis.

Através deste projeto o Serviço de Animação Pastoral mantém contato permanente com todos os níveis de ensino, conforme descrito a seguir:

Educação Infantil: encontros semanais com todas as turmas.

OBJETIVO GERAL: através da contação de histórias e da animação musical, desenvolver nas crianças as habilidades do diálogo e da comunicação (desenvolvimento da linguagem) e o respeito às diferentes opiniões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver habilidades de comunicação, tais como a linguagem oral e escrita e o diálogo; promover a prática da contação de histórias;
  • Desenvolver a capacidade de expor os próprios sentimentos e acolher os sentimentos dos colegas;
  • Desenvolver a prática da solidariedade, partilha e empatia;
  • Abrir-se para a dimensão dos relacionamentos interpessoais;
  • Abrir-se para a dimensão da fé e da espiritualidade.

JUSTIFICATIVA: na Educação Infantil a criança vive uma fase de grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta por quê? Nesse sentido, saber dialogar e se comunicar adequadamente são habilidades fundamentais no seu processo de desenvolvimento e, quando motivadas desde cedo, permitem no futuro uma maior facilidade nos relacionamentos e na capacidade de resolução de conflitos. Por isso é que na etapa da Educação Infantil a Vivência de Grupo promove a participação em atividades com colegas, como por exemplo, ouvir histórias, dividir brinquedos e acolher sentimentos, colaborando também para o desenvolvimento da linguagem, seja ela escrita ou oral.

Ao ouvir ou ler uma história a criança pode fazer associações das suas próprias vivências, desenvolvendo meios de lidar com suas dificuldades, sentimentos e emoções. A contação de histórias está sempre aberta para o compartilhamento de opiniões e vivências de cada um. Interagindo com outros membros do seu grupo, a criança tem a oportunidade de reconhecer limites e demonstrar ações de solidariedade, partilha e empatia.

No aspecto da fé, esta é descoberta como dimensão da Identidade própria e do outro. A Educação infantil é um momento onde as crianças se abrem para a interação com outras pessoas, recebendo influências socioculturais para o desenvolvimento da aprendizagem da dimensão da espiritualidade. Neste sentido, a contação de histórias é uma prática pedagógica que incentiva a criatividade e a manifestação de diversas formas de expressão e observação do mundo.

 

Ensino Fundamental Inicial: um encontro mensal com todas as turmas.

OBJETIVO GERAL: fortalecer nos estudantes, através da prática do diálogo e da escuta, a capacidade de resolução de conflitos interpessoais, da comunicação não violenta e do fortalecimento de vínculos, baseados em princípios da Justiça Restaurativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Favorecer o diálogo e a escuta entre professores e estudantes em sala de aula;
  • Desenvolver nos estudantes a capacidade de comunicação de forma não violenta;
  • Aproximar e fortalecer os vínculos de amizade entre os estudantes;
  • Conscientizar as famílias sobre a importância da presença significativa nessa etapa de desenvolvimento da criança;
  • Promover a cultura da paz.

JUSTIFICATIVA: A fase do Ensino Fundamental Inicial é caracterizada como um momento no qual o estudante fortalece os seus vínculos com a escola, representada de forma significativa na pessoa do professor@. Por isso, trata-se de uma etapa oportuna para promover o crescimento e amadurecimento dos estudantes. Ao longo dessa fase eles aprenderão a atuar de forma participativa, desenvolver a autonomia e respeitar os limites e possibilidades do outro.

Durante o processo de desenvolvimento da autonomia e percepção do outro, é natural que conflitos e desentendimentos estejam presentes na rotina dos estudantes. Da mesma forma, também sabemos que conflitos interpessoais estão presentes em todos os segmentos da vida, seja no ambiente familiar, profissional, social ou escolar. Entendemos que seja impossível evitar os conflitos interpessoais, no entanto, o seu manejo positivo pode ser uma oportunidade de aprendizado, através do desenvolvimento de competências emocionais, afetivas e colaborando na construção de valores. Além do mais, as condutas agressivas por parte dos estudantes acarretam perturbações que irradiam e afetam a todos e não somente àqueles envolvidos nos conflitos. Não há como negar que a escola é uma caixa de ressonância da sociedade. Quando bem geridos, os conflitos podem representar espaços de aprendizagem e de crescimento. O modo como se busca resolvê-los é mais importante do que as causas que os ocasionaram. Por essa razão, é importante que todos, crianças, jovens e adultos, desenvolvam habilidades para gerenciar positivamente os conflitos que surgem nas relações de convivência. São recursos importantes para a cultura de paz e para a prevenção da violência. Em geral, conflitos ocorrem onde há diversidade, interações, movimentações e comunicação entre grupos diversos. Inevitavelmente, surgem divergências, disputas e mesmo desordens nas interações humanas. Tais manifestações podem ser construtivas ou destrutivas, dependendo da forma como são abordadas. Se há diálogo, os conflitos podem se tornar fontes de aprendizagem e molas propulsoras de mudanças. Porém, na ausência de diálogo ou quando há má qualidade da comunicação, eles são fontes de tensões que podem terminar em sérios aborrecimentos ou em violência. Nesse sentido, a Escola é instituição de convivência por excelência. Em tal realidade, como atuar eticamente, favorecendo a reflexão e o consequente desenvolvimento humano? Esta é a pergunta central que norteia a atuação do Serviço de Animação Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco no Ensino Fundamental Inicial.

Num cenário de diversidade, os “Círculos de Construção de Paz” (ou Processos Circulares), bem como as demais metodologias dialogais, têm sido uma poderosa ferramenta de transformação e pacificação social, pois se articulam com base nas diferenças e no seu reconhecimento, e não na sobreposição de um sobre o outro.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada para a realização da Vivência de Grupo nas turmas do Ensino Fundamental Inicial é baseada em princípios e valores da Justiça Restaurativa, mais especificamente os Círculos de Construção de Paz, que colaboram para gerar senso de comunidade (escolar) e criar um espaço seguro, no qual todos se sintam pertencentes e responsáveis pelo bem-estar dos demais.

Ao realizar os Círculos de Construção de Paz e diferentes Atividades Restaurativas, pretende-se desenvolver práticas pedagógicas preventivas aos conflitos e fortalecer nos estudantes, através da prática do diálogo e da escuta, a capacidade de resolução de conflitos interpessoais, da comunicação não violenta e do fortalecimento de vínculos.

 

Ensino Fundamental Final: um encontro por semestre com cada turma.

OBJETIVO GERAL: Promover um processo gradual na educação dos adolescentes, considerando-os na sua formação integral: nas relações com o outro, com o meio ambiente, com Deus e com a dimensão da Salesianidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar momentos e espaços de convivência em grupo, fortalecendo vínculos afetivos e a socialização;
  • Propor momentos de reflexão e amadurecimento das dimensões da fé e da espiritualidade;
  • Evidenciar a relevância da formação integral no processo de ensino-aprendizagem;
  • Tornar conhecida a Espiritualidade Juvenil Salesiana;
  • Possibilitar oportunidades para a criação de projetos e ideias que considerem o compromisso social, em seus diversos aspectos.

JUSTIFICATIVA: Hoje vivemos na época da velocidade, a qual determina como deverá ser o nosso olhar diante de tudo o que nos é apresentado. O processo de educação de toda pessoa é gradual e exige tempo. Diante das tendências do mundo juvenil – fragmentação da identidade, acento da subjetividade, centralidade das emoções, a geração da imagem mais que da leitura e tantas outras tendências, requer-se um caminho propositivo para educar os estudantes considerando-os na sua integralidade, sem considerar as diversas dimensões que compõem a vida humana –  intelectual, social, emocional, afetiva, histórica e etc –  como dimensões contraditórias e isoladas.

METODOLOGIA: Na proposta desenvolvida com os estudantes são utilizadas metodologias que permitam o trabalho colaborativo e de grupo, valorizando o lúdico e as diferentes formas de expressão. Cada turma realiza duas manhãs de Vivência de Grupo por ano, acompanhados pela equipe da Pastoral Escolar e professores conselheiros, que planejam juntos os roteiros de cada encontro a partir das necessidades específicas da turma e considerando as propostas presentes no material de referência, o qual seja, “Itinerário de Educação à Fé dos Jovens”.

 

Ensino Médio: um encontro por semestre com cada turma.

OBJETIVO GERAL: Possibilitar aos estudantes elementos para a construção do Projeto Pessoal de Vida, através de metodologias como o Design for Change/Criativos da Escola – sentir, imaginar, fazer, compartilhar – proporcionando condições adequadas para desenvolverem as dimensões do autoconhecimento e da transformação da realidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver nos estudantes a dimensão do autoconhecimento;
  • Desenvolver as capacidades de organização, estabelecimento de metas e planejamento;
  • Promover o compromisso pessoal com a transformação da realidade;
  • Apropriar-se da compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como das novas tendências e profissões;
  • Construir o Projeto Pessoal de Vida.

JUSTIFICATIVA: A proposta da Vivência de Grupo para o Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto alegre visa proporcionar aos estudantes as ferramentas e conhecimentos necessários para a construção do Projeto Pessoal de Vida, através de atividades práticas, momentos de reflexão e projetos interdisciplinares.

O Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a realização em todas as dimensões da vida. O tema está em sintonia com o que é proposto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

No ambiente escolar, o projeto de vida é um componente curricular transversal que estimula adolescentes e jovens a buscar significado em múltiplas dimensões – profissional, social, física, emocional, e os motiva a aprender ao longo da vida, bem como os auxilia a tomar decisões, resolver problemas e lidar com situações inesperadas.

METODOLOGIA: Para possibilitar a prática da Vivência de Grupo e da construção do Projeto Pessoal de Vida dos estudantes do Ensino Médio, será utilizada, com os estudantes do 1º e 2º ano, a metodologia do Design for Change/Criativos da Escola – sentir, imaginar, fazer, compartilhar. Aos estudantes do 3º ano são proporcionadas atividades práticas, momentos de reflexão e projetos interdisciplinares que tenham afinidade com o tema Projeto de Vida.

A organização do projeto é de responsabilidade do Serviço de Animação Pastoral do Colégio, em sintonia com a Coordenação Pedagógica, que identifica os projetos existentes e que possam colaborar na realização do Projeto Pessoal de Vida, e com o Serviço de Orientação Educacional.

No momento do planejamento anual, a Pastoral Escolar desenvolve o plano de ação para cada fase (1º, 2º e 3º ano) a partir dos projetos identificados pela Coordenação Pedagógica e, após a escolha dos conselheiros de turma, elabora com estes as estratégias adequadas conforme o perfil e necessidade de cada turma.

 

Cursos Técnicos: um encontro semanal.

OBJETIVO GERAL: desenvolver a consciência coletiva dos estudantes e fortalecer a integração e o compromisso de cada educador com as suas turmas.

JUSTIFICATIVA: a preparação para o mercado de trabalho exige, além do desenvolvimento de todas as habilidades técnicas pertinentes a cada curso, que o estudante aprimore também a dimensão das relações humanas. Saber trabalhar em equipe; respeitar opiniões diferentes; aceitar críticas construtivas; dialogar; ser proativo e conhecer a realidade na qual se está inserido são exemplos de características necessárias no atual cenário do trabalho. Neste sentido, os momentos denominados “Vivência de Grupo” têm a intenção de complementar o processo de aprendizagem, através de um itinerário e metodologias que possibilitem o desenvolvimento de tais características.

 

Notícias
Ver todos

Últimas notícias

Venha para o Dom Bosco

ESCOLHA QUE GERA CONQUISTAS! CLIQUE AQUI E VENHA FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA

Matrícula

Copyright 2016 - Colégio Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb