Proposta Pedagógica

A história de vida de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, nos mostra que foi entre os jovens que ele elaborou seu estilo de vida, seu patrimônio pastoral e pedagógico, o seu sistema e a sua espiritualidade. Em outras palavras, é possível dizer que o convívio com a juventude proporcionou à Dom Bosco conhecer mais profundamente os seus anseios, os seus medos, expectativas e ideais.

A partir do convívio com a juventude, Dom Bosco elaborou um modelo de educação, uma pedagogia própria dos salesianos. Um dos grandes princípios desta pedagogia salesiana é o chamado Sistema Preventivo que tem como pilares a Razão (o ensino, o conhecimento, o cognitivo), a Religião (a espiritualidade, o autoconhecimento) e o Amor Educativo (que cuida, que orienta, que põe limites com caridade).

A abordagem do Sistema Preventivo, “olha” o jovem no ponto em que ele se encontra, ou seja, vai ao encontro dele, da sua humanidade e, ao encontrá-lo, lança um olhar cuidadoso, demorado, que possibilite conhecê-lo num sentido mais amplo, sem rótulos, sem preconceitos, sem estigmas. Esse é o diferencial da educação salesiana.

Em uma escola salesiana, o encontro com o jovem se expressa em presença significativa (no pátio, na sala de aula, nos momentos de convívio com os educadores, direção e coordenação), presença preventiva (nas conversas, nos acompanhamentos, nas formações humana e cristã), ações que despertam interesse, demonstra apoio e educa para a vida.

Alinhados a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, sabemos que para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, a escola tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.

Assim, nossa proposta pedagógico-pastoral segue o modelo interacionista, onde a construção da aprendizagem se dá a partir da interação entre os sujeitos e o meio em que se encontram, acolhendo os conhecimentos prévios dos estudantes.