Rede Salesiana Brasil

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação fundamentada na concepção educativo-pastoral salesiana. Desde o seu início, a RSB-Escolas foi constituída por instituições mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e instituições parceiras com os mesmos ideais educacionais.

Ao longo desses anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil de Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje e na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas.

Hoje, a RSB-Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em rede garante uma qualidade única em todo o país, que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

Proposta Pedagógica-Pastoral

Mais do que um sistema de ensino, o que se destaca na RSB-Escolas é um projeto educativo-pastoral cuja finalidade é formar o “bom cristão e honesto cidadão” capaz de descobrir o sentido de sua vida num contexto mutável, flexível e de múltiplos significados; construir a própria identidade com liberdade e responsabilidade; comprometer-se consigo e com os outros; vivenciar a cidadania ativa e responsável; buscar a felicidade mediante o desenvolvimento de suas potencialidades, da convivência e da interação solidária; construir uma síntese entre cultura e fé; compreender todas essas tarefas como um itinerário para o crescimento contínuo durante a vida inteira. Assim, a educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa de modo a “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e de vida, inspirada nos valores evangélicos”. Partindo das realidades, das culturas e linguagens das crianças, dos adolescentes e dos jovens, a educação que oferecemos possibilita a formação crítica, ética, estética, social, política, religiosa, científica e tecnológica do educando, permitindo-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.

Princípios político-pedagógico-pastorais

-Zelo pela Missão da Escola Católica, como proposta de promoção de vida digna e plena para todos;
-Formação integral e inclusiva de excelência, a partir dos fundamentos do Sistema Preventivo e de uma cosmovisão cristã, articulando fé, ciência, cultura e vida nos processos formativos das pessoas;
-Diálogo permanente com as realidades, apelos, vozes e necessidades das crianças, adolescentes e jovens como elementos fundamentais à ressignificação da educação, da escola e do currículo;

-Abertura às mudanças e inovações advindas do mundo da cultura, da comunicação, das artes, da ciência, da tecnologia;
-Promoção do direito à educação de qualidade e socialmente relevante como condição ao desenvolvimento integral das pessoas;
-Educação em e para os direitos humanos, como caminho de promoção do bem comum e de respeito às liberdades individuais e coletivas;
-Formação em valores cristãos, para a cidadania global e para o cuidado e responsabilidade com a Terra, nossa Casa Comum.

Somos a maior rede de escolas católicas das Américas.

Missão:
Promover a articulação e animação das escolas em rede, oferecendo formação continuada, recursos e serviços estratégicos aos gestores e educadores para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e inclusivas, fundamentadas no Sistema Preventivo Salesiano.

Visão:

Ser reconhecida como uma rede de educação em todo território nacional, embasada nos pilares do Sistema Preventivo Salesiano, pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis, pautados no compromisso social e evangelizador.

Valores:

1. Entusiasmo diante da vida;

2. Acolhida, alegria, gratidão e espírito de família;

3. Espiritualidade como abertura à transcendência e ao outro;

4. Cooperação no desenvolvimento de ações em rede;

5. Eficiência permanente em todos os processos gerenciais;

6. Inovação e competência nos processos de formação continuada;

7. Preventividade em todas as esferas e atividades da instituição;

8. Dialogicidade e discernimento nas decisões;

9. Ética, justiça, equidade e transparência nas relações pessoais e profissionais;

10. Compromisso social e ambiental.